Boot via Pendrive (Pendrive bootável)

A maneira mais simples de instalar o Windows é a convensional, ou seja, via CD. Mas o que acontece quando temos um netbook, por exemplo, e este não tem drive de CD/DVD?

Essa é uma pergunta que usuários, amigos e clientes vem fazendo ao longo do tempo da qual eu até tento explicar, mas hoje decidi escrever aqui como faço para instalar o Windows 98, Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 via pendrive, não é muito simples, mas no final tudo sempre da certo.

Necessário

Para continuar seguindo este tutorial você vai precisar de um CD ou DVD de instalação do sistema operacional que deseja, exemplo: Se vai instalar o Windows 7, tenha um CD de instalação dele em mãos. Outro ponto importante a ser lembrado, é que sua placa mãe deve dar suporte ao boot via USB.

O que é Boot

Para quem não sabe do que estou falando, boot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.

Muitos computadores podem executar apenas códigos existentes na memória de trabalho (ROM ou RAM); os sistemas operacionais modernos são normalmente armazenados em disco rígido, CD-ROM ou outros dispositivos de armazenamento. Logo que o computador é ligado, ele não tem um sistema operacional na memória. O hardware do computador não pode fazer as ações do sistema operacional, como carregar um programa do disco; assim um aparente insolúvel paradoxo é criado: para carregar o sistema operacional na memória, precisamos de um sistema operacional já carregado.

Fonte: Wikipédia

Como criar um Pendrive bootável para Windows 98

O Windows 98 é um sistema que até hoje eu encontro pessoas que o utilizam, é raro, mais ainda existe quem se arrisque a tê-lo em seu computador, não que eu queira criticar o sistema nem a pessoa que o utiliza, mas ele é bem antigo, e está longe de um Windows XP, que dirá do Windows 7, todavia, vamos ao tutorial; Necessário

  • CD ou disquetes com os arquivos de instalação do Windows 98;
  • Arquivos de boot do Windows 98 - Download aqui ou aqui;
  • HP USB Disk Storage Format Tool - Download aqui ou aqui.

Primeiramente, instale o HP USB Disk Storage Format Tool em seu computador, a instalação é bem simples, basta seguir o assitente até chegar ao final. Depois de instalar o HP USB Disk Storage Format Tool, conecte seu pendrive na porta USB do seu computador e abra o programa.

Extraia o conteúdo do arquivo Boot_Win98.rar, todos os arquivos do boot do Win98 vão para uma pasta chamada Boot Win98 e para o local que você escolher. Dentro do HP USB Disk Storage Format Tool, modifique as seguintes opções:

  • Device: Indique o seu pendrive
  • File System: Escolha FAT32
  • Volume lavel: Escreva "C" (Letra c)
  • Format options: Marque "Quick format" e "Create a DOS sturtp disk"

Agora com a opção "Using DOS system files located at:" selecionada, clique nos três pontos ao lado do campo em brando e escolha a pasta "Boot Win98", vai ficar como na imagem abaixo:

Boot via Pendrive

Agora clique em "Start", depois "Yes" e depois (quando terminar) em "OK".

Está pronto, agora é só modificar o setup da sua placa mãe para dar o boot via dispositivo USB.

Como criar um Pendrive bootável para Windows XP e Vista

Para criar um Pendrive bootável do Windows XP siga este tutorial, para criar um Pendrive Bootável do Windows Vista, siga este tutorial.

Como criar um Pendrive bootável para Windows 7

Caso tenha dificuldades em trabalhar com o prompt de comando, utilize este link para criar o pendrive bootável via interface gráfica. Para criar um Pendrive de Boot do Windows 7, vamos usar o mesmo programa usado para criar um pendrive de boot do Windows 98, o HP USB Disk Storage Format Tool, clique aqui ou aqui para baixar.

Instale o HP USB Disk Storage Format Tool, abra o programa e marque as seguintes opções:

  • Device: Indique o seu pendrive
  • File System: Escolha NTFS
  • Volume lavel: Deixe em branco
  • Format options: Marque "Quick format"

Depois clique em Start para formatar seu pendrive. Agora vamos iniciar a parte do setor de boot do pendrive, para isso selecione Executar, digite cmd e pressione Enter.

Com o prompt de comando é aberto, alterne para o drive onde está o Windows 7, digitando a letra da unidade de DVD, que normalmente é d:.

Feito isso, digite "boot\bootsect /nt60 H:" sem aspas, não se esqueça de modificar a letra "H:" para a letra correpondente a que o seu sistema reconheceu o pendrive.

Depois disso, basta copiar todo o conteúdo do DVD do Windows 7 para dentro do seu pendrive, modificar a sequência de inicializadção do seu computador para iniciar pelo pendrive (pela porta USB) e seguir o assistente do instalação do Windows 7.

Tags: Pendrive Windows Boot Bootável


Comentários