Como descobrir, gerenciar e organizar dispositivos em uma rede [The Dude]

Para você que tem uma rede empresarial ou uma rede pequena mas que precisa ser gerenciada, apresento uma ótima ferramenta que faz todo o serviço por você - o The Dude.

O The Dude é um aplicativo desenvolvido pela equipe da Mikrotik e funciona com qualquer rede, seja para computadores com Windows, Linux e Mac, para Switches gerenciáveis, ou qualquer dispositivo que tenha um endereço IP (Protocolo de Internet).

Infelizmente, seu instalador é para computadores com Windows, mas funciona no Linux também, utilizando o Wine.

Você pode conseguir o instalador do Dude no próprio site da Mikrotik, entretanto, ao tentar realizar o Download (hoje 09/01/2011), percebi que o link está quebrado, portanto, deixo duas opções de download:

Download The Dude - Oficial
Download The Dude - Não Oficial (UbuntuOne - Link Direto)

Após baixar o The Dude, instale normalmente (atualize se for necessário) e vamos iniciar o nosso tutorial.

Utilizando o Dude

Ao terminal a instalação do seu The Dude, você terá uma tela como mostra a imagem abaixo:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Ou seja, ele não está conectado. Para conectar, basta clicar no "raio amarelo" que fica no topo da janela do programa:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Por padrão, você pode utilizar o usuário e senha que já está configurado no The Dude, para isso, escolha o Mode Local, User name admin e Password em branco, com isso você está automaticamente criando um "Servidor do The Dude", podendo até mesmo acessa-lo de outros computadores.

Ao terminar a conexão, o Dude vem em branco, ou seja, não existem dispositivos ou redes configuradas. Com isso, temos duas opções: Ou cadastramos host por host em nosso dude, ou fazemos ele "Descobrir" hosts em nossa rede. Particularmente, acho que cadastrar dispositivo por dispositivo, faz o seu dude ficar bem mais organizado, entretanto, se sua rede é muito grande, fica mais fácil fazê-lo descobrir os hosts da rede.

Para fazer uma busca e descobrir os Hosts da sua rede, clique em "Discover" e em "Scan Networks", colocamos o IP da rede que desejamos analisar e descobrir os hosts, no meu exemplo, vou realizar o scan na minha rede residência (192.168.1.0/24), e nela vamos encontrar 5 hosts, um Acess Point, um Computador com Windows, um Computador com Linux, um Smartphone com Android 2.2.1 e outro com iOS 4.2.1, veja abaixo:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Após clicar em "Discover", o The Dude vai mostrar os dispositivos encontrados na sua rede, veja abaixo:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Observação: O The Dude descobre endereços IP utilizando o formato IP da REDE/Bits da Máscara de Sub-rede, ou seja, no meu caso o IP da minha rede é 192.168.1.0, e os bits da máscara de subrede 255.255.255.0 é 24, logo, o programa vai descobrir os endereços na rede 192.168.1.0/24

Se você não entende nada de cálculos para endereços IP e máscara de Sub-Rede, utilize a Calculadora de Redes que criei para facilitar sua vida, segue o link:

Calculador de Redes IP e Máscara de Sub-Rede

Lá você vai encontrar as Classes de Rede, os Bits de Cada Máscara de Sub-rede, o número máximo de redes por máscara, e o número máximo de Hosts por Sub-Rede.

Continuando com nosso tutorial, como eu disse anteriormente, o The Dude não organiza a rede do modo que precisamos, por isso, seria melhor cadastrar host por host na sua rede, entretanto, podemos fazer nossa organização do modo que queremos.

Na minha rede, todos os dispositivos estão conectados no Access Point, por tanto, posso organizar os dispositivos dessa maneira:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Observação: Para organizar sua rede, basta arrastar os hosts para onde quiser.

Access Point no topo, e os demais dispositivos abaixo dele na rede. Mas, ainda parece que falta alguma coisa, um link entre o AP (Access Point) ligando até os dispositivos abaixo da Rede, então vejamos abaixo:

Para adicionar qualquer dispositivo, rede ou link no seu The Dude, basta clicar no sinal de "Mais" vermelho que está na janela de configuração do programa;

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Após clicar em no sinal de "Mais" vermelho e adicionar um link, basta clicar e arrastar do ponto inicial para o ponto final, após soltar, escolha o modo de conexão, ou seja, via cabo, via wireless e assim por diante:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Então eu adicionei a conexão do Access Point com um Computador com Windows utilizando cabo (Ethernet), e as demais conexões Wireless com o restante dos dispositivos, veja como ficou:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Como você pode perceber na imagem acima, os dipositivos estão devidamente montados da forma em que eles estão na rede real, e como o The Dude funciona em tempo real, assim que eu desliguei o dispositivo com iOS 4.2.1, ele já acusou mostrando o host como "Vermelho" ou seja, está fora do AR.

Bem, está tudo muito bonito e ficando organizado, mas ainda falta algo. Vamos supor que você tenha 10 redes e deseja organizá-las de forma a saber o nome e o IP da mesma, da para fazer isso?

Claro, basta clicar no sinal de mais vermelho e adicionar uma "Network" (Rede), veja abaixo:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Feito isso, puxe um link até o primeiro dispositivo da sua rede, veja como ficou a organização da minha rede:

Como descobrir e gerenciar dispositivos em uma rede


Viu como ficou organizado? Este é um dos melhores aplicativos de gerenciamento e organização de redes disponíveis no mercado, entretanto, esta foi apenas uma parte mostrada, o The Dude tem várias outras opções, tais como logs de histórico, ou seja, a hora que o dispositivo caiu, a hora que ele voltou, se o dispositivo está com tempo de reposta alto, e assim por diante.

Creio que se você "fuçar" um pouco no Dude, não vai demorar para aprender a gerenciar completamente a sua rede.

Tags: Como Descobrir Gerenciar Organizar Dispositivos Rede The Dude


Comentários