Configuração do Autorun no Windows 7, Vista e XP [Reprodução Automática]

Você sabe o que é AutoRun ou Reprodução automática? Bom, o próprio nome já diz tudo não é mesmo!

O Autorun ou Reprodução automática do Windows XP, 7 e Vista, não é nada mais que a inicialização automática de mídias removíveis, tais como PenDrives, CDs, DVDs, ou outros dispositivos USB. Quando conectados no computador, o sistema reconhece os dados da mídia e mostra opções para que você escolha o que quer fazer, como na imagem abaixo:


Reprodução Automática Windows



Mas não é tão simples assim, eu trabalho com informática a quase 5 anos, e tenho visto muitas empresas pedirem para desabilitar as portas USB do computador de seus funcionários para que diminua a infecção dos computadores por pragas vindas dos dispositivos USB.

Isso mesmo, os pendrives então mais perigosos do que certos sites, por conta da Reprodução Automática, alguns vírus alteram o Autorun.inf contido nos dispositivos removíveis que serve para inicializar automaticamente qualquer um deles, alterando este arquivo, você pode colocar uma linha de comando para que o sistema (ao abrir o dispositivo USB), copie pragas virtuais para dentro do seu computador. Agora, imagine um pendrive que roda uma empresa distribuindo virus para todos os PCs! Complicado, não é?

Mas isso não vem ao caso, você está aqui para aprender a configurar o Autorun do seu sistema operacional Windows não é mesmo? Então vamos lá!


Ativando ou desativando o Autorun no Windows 7, Vista ou XP




Normalmente, as configurações de autorun do Windows 7 e Vista fica dentro do Painel de Control, Hardware e Sons, Reprodução Automática, já no Windows XP, você deve configurar via Editor de Registro ou Gpedit, que vamos confessar, é meio chato para quem não intende muito de computador.

Por este e outros motivos, eu vou centralizar todo o tutorial em um aplicativo chamado "AutoRunSettings", para que você faça as configurações em qualquer sistema Windows (XP, Vista e 7) utilizando as mesmas opções, sem exceção.

Para começar, baixe o AutoRun Settings em qualquer um dos links abaixo:

Baixar AutoRun Settings em 4Shared
Baixar AutoRun Settings em HotShare
Baixar AutoRun Settings em MediaFire

Depois de baixar o aplicativo, abra a pasta compactada com a extensão .ZIP e execute o arquivo "AutoRunSettings.exe";


Autorun Settings



Para que você possa entender melhor, eu vou falar sobre todas as abas, leia com atenção para que tudo funcione corretamente.

Na primeira aba "Local Machine (all users)" você ativa (marcado) ou desativa (desmarcado) respectivamente as opções:

  • CD/DVD - CD ou DVD

  • Removable (USB flash drives) - PenDrive ou qualquer dispositivo USB Flash

  • Fixed (Hard Drives) - HDs

  • NetWork - Dispositivo de Rede

  • Ramdisk - Dispositivos RAM

  • No Root e Unkknown - Desconhecido



Então, cada opção marcada está ativa e o autorun ou reprodução automática vai funcionar, eu escrevi todo aquele texto no topo do post para que você entenda o que é ou não é seguro, então, nas opções onde está escrito (OFF is safe) significa que desmarcado (desativado) é mais seguro.

Para configurar qualquer opção para todos os usuários, utilize a opção "Local Machine - All users";

A opção "Corrent User", tem as mesmas características da opção anterior, só que ao invés de configurar o computador para todo os usuários, ela modifica as configurações do usuário em questão, ou seja, apenas do seu usuário. As configurações desta opção podem ser sobrescritas pelas configurações da opção "Local Machine - All Users".

Lembre-se, depois de marcar qualquer opção, clique em "Apply".

Outro ponto interessante deste aplicativo, é que você pode configurar as opções de qualquer letra referente ao drive, por exemplo, se você configurar as opções para ativar o dispositivo em "Local Machine (all users)" ou "Current User" e não marcar as opções das letras dos dispositivos em "Drives", não vai funcionar, então faça o seguinte, deixe sempre todas as letras de drives marcadas (se você quiser ativar o autorun), nas opções "Local Machine (al Users)" e "Current User" e configure apenas a opções da parte superior.

Tags: Windows 7 Windows Tutoriais Autorun


Comentários