Como configurar Grupo doméstico no Windows 7

O Grupo doméstico é uma nova ferramenta de rede presente no mais novo sistema operacional da Microsoft - O Windows 7.

"O Grupo Doméstico elimina a dor de cabeça do compartilhamento de arquivos e impressoras em uma rede doméstica. Conecte dois ou mais PCs com o Windows 7, e o Grupo Doméstico permitirá iniciar fácil e automaticamente o compartilhamento de músicas, fotos, vídeos e documentos em bibliotecas com outros em sua casa. Preocupado com a sua privacidade? Nós também. É por isso que o Grupo Doméstico é protegido por senha e permite que você tenha controle total. Você decide o que é compartilhado – e o que permanece privado. Também é possível tornar seus arquivos "somente leitura", para que outras pessoas possam visualizar as suas coisas - mas não tocar nelas. Você pode ingressar em um grupo doméstico usando qualquer edição do Windows 7, mas só pode criar um nas edições Home Premium, Professional ou Ultimate."

Via: Microsoft

Como chegar às configurações do Grupo Doméstico

A maneira mais fácil de chegar às configurações do Grupo Doméstico do Windows 7, é acessando o "Painel de Controle" (Comando Control.exe), clicar em "Rede e Internet" e finalmente "Grupo Doméstico".

Configurações

O Grupo doméstico do Windows 7, é configurado quando instalamos o sistema, mas você pode alterar qualquer uma das configurações seguindo o caminho indicado. Marcando ou demarcando as opções descritas na lista abaixo, você ativa ou desativa o compartilhamento dos arquivos respectivamente relacionados:

  • Imagens
  • Documentos
  • Música
  • Impressoras
  • Vídeos

Você ainda pode compartilhar bibliotecas adicionais, para isso faça o seguinte:

1- Abra o Grupo Doméstico

2- Clique no botão Iniciar e no seu nome de usuário.

3- Selecione a biblioteca a ser compartilhada e, na barra de ferramentas, clique em Compartilhar com.

4- Selecione as pessoas com quem deseja compartilhar Outro tópico importante do Grupo Doméstico, é o compartilhamento de Fotos, Músicas e Vídeos utilizando as opções de "Streaming de mídia", que veremos no próximo tópico;

Opções de Streaming de mídia

"Você já quis curtir músicas, vídeos e imagens no seu PC doméstico, mesmo fora de casa? Agora é possível. O Windows 7 apresenta o streaming de mídia remoto, que fornece acesso à biblioteca do Windows Media Player 12 pela Internet.

Para usar o streaming de mídia remoto, ambos os computadores devem ter o Windows 7 em execução. Ative-o usando o novo menu Fluxo no Windows Media Player 12 e associe ambos a um ID online, como um endereço de email do Windows Live.

O Streaming de Mídia Remoto é apenas uma das opções para desfrutar de sua biblioteca de mídia em outro lugar, usando o Windows 7. Se você tiver um grupo doméstico, é fácil transmitir mídia entre os computadores da sua casa. Você também pode fazer transmissões para o seu aparelho de som ou TV usando o Reproduzir em (pode ser necessário hardware adicional)."

Via: [Microsoft]

Para configurar o Streaming de mídia no Windows 7, basta clicar no link "Escolha Opções de Streaming de mídia..." que fica dentro das opções do "Grupo Doméstico".

Como alterar a senha do Grupo Doméstico?

Para alterar a senha, clique no link "Alterar Senha..." dentro das configurações do "Grupo Doméstico", clicar em "Alterar senha" e digitar sua nova senha.

Rede no Windows 7

Existe um tutorial no blog, que mostra detalhadamente como configurar sua rede no Windows 7 para que tudo funcione corretamente, pois, se as configurações de rede do Windows 7, não estiverem corretas, o Grupo Doméstico não vai funcionar corretamente, para acessar o tutorial, utilize o link abaixo:

Como configurar sua rede no Windows 7

Tags: Tutoriais Windows Rede Grupo de Trabalho


Comentários