Como ligar o computador em uma TV FullHD com resolução 1080p

Quando temos à nossa disposição aparelhos de última geração, tais como TVs, computadores, Smartphones e coisas do tipo, é fundamental que tenhamos conhecimento sobre todas as possibilidades de ligação o dispositivo nos fornece. Hoje vou falar sobre a ligação entre os TVs mais modernos, com tecnologia LED, LCD, Plasma ou até mesmo 3D, com computadores também mais avançados, com placas de vídeo que deem suporte para tal conexão.

A primeira coisa que devemos fazer ao comprar um dispositivo novo, é ler o manual de instruções do mesmo, nele você pode tirar suas primeiras dúvidas antes de partir para a busca pela Internet. Depois que você souber tudo o que o dispositivo pode oferecer, provavelmente você já estará ciente se a conexão com o computador será possível, caso contrário, não é necessário continuar a leitura deste artigo.

Necessário

Primeiramente, você deve saber o que é necessário para a ligação da TV e o PC, veja abaixo:

  • Computador com placa de vídeo que tem suporte para cabos HDMI ou DVI e suporte a resolução (1920x1080 pixels)
  • TV com saída HDMI que suporte a resolução 1920x1080p
  • Cabo HDMI ou DVI para HDMI
  • Cabo RCA para P2 (Opcional)
  • Dispositivo de reprodução de Blu-Ray para PC (Opcional)

Instalando

Primeiramente, verifique se sua placa de vídeo tem saída HDMI, se tiver você deverá utilizar um cabo HDMI-to-HDMI (onde as duas pontas são iguais), caso sua placa de vídeo não tenha saída HDMI, você pode utilizar um cabo DVI-to-HDMI, onde a ponta que vai conectada na placa de vídeo, é a saída DVI do cabo, e a outra ponta que vai no TV, será a saída HDMI do cabo:

Cabo DVI para HDMI

Como você pode observar na imagem acima, a ponta da esquerda é a saída DVI do cabo, e a ponta da direita, a saída HDMI que irá conectada ao televisor. Veja abaixo um exemplo de cabos DVI ligados na placa de vídeo do computador:

Placa de vídeo saída DVI - HDMI

Após conectar os cabos, se você ligar o computador e o televisor, a imagem já deverá ser exibida, caso contrário, você deverá verificar o manual do TV para saber qual menu utilizar para acessar a saída HDMI na qual você está conectado. Alguns televisores mais novos, tem até mesmo três saídas HDMI, caso seu computador tenha sido conectado na saída HDMI1, e você tenha acessado a saída HDMI2 no menu do TV, a imagem não irá aparecer.

O Som

Normalmente, cabos HDMI já enviam o áudio diretamente para o televisor, no entanto, cabe ao dispositivo que envia os dados, enviar também o áudio. Em nosso caso, a placa de vídeo deverá fazer o trabalho de enviar o áudio para nosso televisor utilizando sua saída DVI, mas você deverá ler o manual da placa para saber se ela é capaz de fazer esta função, caso contrário, você deverá utilizar um cabo RCA para P2 para ligar o som da placa-mãe do computador para o televisor.

Cabo RC para P2

Nota: Uma pequena dica sobre o áudio - enquanto eu estava ligando o computador no televisor, percebi que tive que mudar a configuração de digital para analógico ao utilizar o cabo RCA para P2. Então você já sabe, a saída HDMI envia áudio digital, já a saída P2, envia áudio analógico para o televisor.

Veja um exemplo de ligação abaixo:

Parte ligação TV LCD - HDMI, RCA, PC

Outro ponto importante, é que alguns televisores dividem as saídas RCA de áudio e vídeo para cada porta HDMI, no meu exemplo, as portas HDMI1 e HDMI2, compartilham o áudio da saída AVI2, já a porta HDMI3, compartilha a porta de áudio RCA da parte AVI3. A porta AVI1 é específica para aparelhos que não suportem outro tipo de conexão, que não RCA.

Na imagem acima, você também pode ver uma porta Digital Audio Out ou seja, esta porta utiliza conector de áudio digital óptico, entretanto, ainda não utilizei esta saída. Você também pode ver uma saída de PC no televisor, entretanto, esta saída não tem qualidade para mostrar imagens e vídeos em FullHD.

O Blu-Ray

Caso tenha a sua disposição, você já pode testar se tudo está funcionando perfeitamente, para isso, basta colocar um blu-ray no leitor, e acessar qualquer player de vídeo que tenha suporte para tal dispositivo (como o PowerDVD por exemplo).

Blu-Ray PC

Considerações finais

Note que você deverá ter todos os drivers instalados corretamente em seu sistema operacional para que tudo funcione perfeitamente. Ao conectar o cabo HDMI na sua placa de vídeo e no televisor, o próprio sistema operacional será encarregado de instalar o driver do aparelho, no meu caso, estou utilizando uma TV Panasonic Viera TC-L42U30B - Full HD e o sistema operacional Windows 7, ele já reconheceu a TV automaticamente, instalou os drivers e colocou a resolução "1920x1080", ou seja, não tive que fazer nenhum configuração adicional para ter a resolução 1080p.

Para finalizar, estou utilizando uma placa de vídeo ATI HD 4650 1GB RAM. Também não tive problemas com ela, com exceção do áudio, ainda não conseguir fazer funcionar via cabo HDMI.

Todo Espaço Online em FullHD 1080p

Tags: Como Ligar Computador TV FullHD Resolução 1080p


Comentários