Como transformar seu Smartphone Android em mouse do computador

Windows, Linux e Mac: andReceiver - Air HID é um aplicativo simples que transforma seu computador em, além de mouse, teclado numérico e normal (com 75 letras), além de ter uma configuração facilitada para o usuário.

Existe coisa pior que utilizar um notebook ou computador com o touchpad ou o mouse falhando na hora que a gente mais precisa? Se você tem ou já teve um desses problemas, provavelmente sabe do que estou falando.

Mas se você tem um aparelho com o sistema operacional Android (do Google) em suas mãos, saiba que vai dar para "quebrar o galho" com ele em um desses momentos.

Air HID é um aplicativo simples e leve para Android, que utiliza a sua conexão Wi-Fi e a tela Touchscreen do aparelho, para criar algo parecido com o Touchpad de um notebook com opção de teclado para o computador. Em testes realizados em bancada, consegui fazer todas as operações que faria com um mouse comum, só bastou me acostumar com o modo de funcionamento do aparelho.

O que é preciso?

O smartphone: O objeto principal deste artigo é o Smartphone com Android, por isso é necessário estar com o aparelho em mãos.

Internet: É necessário ter Internet e todos os dispositivos devidamente conectados, para baixar o Air HID do Marker para seu Android e o andReceiver para o computador.

Comunicação: É necessário que o computador e o smartphone estejam conectados na mesma rede, isso pode ser feito de dois modos: Utilizando um roteador Access Point (AP) ou, se o aparelho tiver este recurso, o Hotspot do próprio Smartphone (ou vice-versa). Também é necessário que os dois dispositivos tenham capacidade para conectar-se em redes Wireless.

O computador: É claro que precisamos de um computador ou notebook com o Windows, Linux ou Mac para fazer a ligação. Mas lembre-se que este tutorial é voltado para Windows, embora não modifique o modo de instalação e utilização para os outros dois sistemas.

Downloads

No Smartphone: Vá até o Market do seu aparelho, e procure por Air HID (Gratuito), baixe e instale este aplicativo;

No Computador: Clique aqui e baixe o andReceiver (Gratuito), note que é necessário escolher o sistema e idioma, ou seja, para Windows, Linux ou Mac.

Nota para o computador: Descompacte o arquivo com a extensão .zip que você baixou anteriormente para uma pasta de sua preferência. Também é necessário ter o Java (gratuito) instalado no sistema para rodar a aplicação.

Configurando o Air HID no Smartphone

Após baixar e instalar o Air HID no seu Smartphone com Android, siga os passos abaixo para configurar o mouse:

  1. Abra o Air HID;

Air HID

  1. Clique em Settings e coloque o IP do seu computador. Caso não saiba encontrar o IP do seu computador, clique aqui para aprender;

Air HID - Configuração

  1. Depois de colocar o IP do seu computador, clique em Apply, volte para a tela inicial e clique em Mouse;

Air HID - Mouse

Configurando o andReceiver no Computador

Na verdade, o andReceiver não necessita de configurações adicionais, você tem apenas opções de Start, Stop e Show, entretanto, vou mostrar como fazer:

  1. Abra a pasta na qual você descompactou o andReceiver;
  2. Execute o arquivo andReceiver.jar e o serviço virá iniciado (Lembre-se que precisa do Java, já descrito neste artigo);

andReceiver

  1. Perceba o Running no canto esquerdo inferior da janela do aplicativo, isso indica que o aplicativo está iniciado, ou seja, se você passar o dedo pela tela do Smartphone, já terá um mouse. Ao clicar em Stop, o serviço será imediatamente parado, consequentemente o mouse também irá parar de funcionar;

Conclusão

Particularmente, achei o máximo poder ter esta opção no meu Galaxy S, ele tem a opção de fazer hotspot, com isso não tenho necessidade de nenhum outro aparelho além dos essenciais, o Smartphone e o Computador, e você? O que achou?

Tags: Como Transformar Smartphone Android Mouse Computador


Comentários