Como descobrir senhas de redes Wireless já conectadas no Windows 7

Wi-Fi no Windows 7: Tutorial explica detalhadamente como descobrir as senhas de redes Wireless já conectadas no Windows 7 sem programas adicionais.

Além de mostrar como você pode recuperar senhas esquecidas em redes Wireless já conectadas no Windows 7, este tutorial também irá fazer você pensar um pouco mais sobre a segurança na utilização de senhas, veja a seguir um pequeno exemplo que vai demonstrar isso:

Sabe aquele amigo que chega em sua residência com um dispositivo que tenha conexão Wireless e pede para conectá-lo em sua rede? Pois bem, quando ele tenta fazer o acesso, caso você já tenha aprimorado a segurança da sua rede wireless, terá que digitar um senha para que ele consiga entrar na sua rede local e/ou Internet.

O problema ocorre tudo por culpa deste tutorial, caso você tenha uma senha padrão para várias contas, e esta esteja configurada na sua rede Wireless, não será muito difícil capturar os valores dessa senha para acessar as suas outras contas, tais como a do Facebook, do Google, Orkut, ou qualquer outra conta que estiver configurada com a mesma senha, por isso, é imprescindível que você tenha uma conta para cada serviço, e a principal delas, seja a senha que trate de serviços onde o dinheiro está em jogo, como por exemplo, sua conta de banco.

As senhas em redes Wireless residenciais, seguem um padrão de criptografia que podem ser: WEP ou WPA, sendo a primeira menos segura, portanto, sempre recomendamos a utilização de WPA ou superior.

Veja abaixo uma pequena descrição das criptografias WEP e WPA.

WEP (Wired Equivalent Privacy)

A criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy), utiliza o algoritmo de criptografia RC4 para criptografar os pacotes de dados que passarão pela rede Wireless, garantindo maior segurança aos dados de ida (Upload) e vinda (Download). Ela também utiliza a CRC-32 para garantir que os pacotes enviados por uma ponta, sejam os mesmos recebidos pela outra.

Ao ler a frase acima, você pode imaginar que a criptografia WEP é segura, entretanto, ela deixa a desejar em questões de segurança. Existe um sistema operacional chamado BackTrack Linux, além de vários outros, que podem fazer algo parecido com o que você assiste em filmes de Tecnologia, como é o exemplo de TRON - O Legado (imagem abaixo):

Tron o Legado - Nokia Senha

A imagem acima se passa entre os 7 a 8 minutos a partir do início do filme (original), onde Sam Flynn (interpretado por Garrett Hedlund), quebra a senha da porta da ENCOM com um Smartphone NOKIA, para roubar o ENCOM OS 12 (Sistema Operacional) e publicá-lo gratuitamente na Internet.


É claro que esta não é a nossa realidade e a imagem juntamente com o vídeo acima também não tratam de dados reais, entretanto, sem sair muito do assunto, é muito fácil quebrar este tipo de senha, veja um tutorial que criamos mostrando como quebrar a criptografia WEP de redes Wireless.

WPA (Wi-Fi Protected Access)

É um protocolo WEP melhorado, que também é chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira versão do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-Fi Aliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nível de segurança das redes sem fios em 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP. [Via: Wiki]

Na própria descrição acima você já pode ver que a WPA é a melhoria da WEP, ou seja, é bem mais segura.

Reza a lenda que é possível quebrar este protocolo com facilidade, mas particularmente, trabalho com redes há mais de 5 anos, já tentei algumas vezes quebrar a criptografia WPA e não consegui, embora não tenha aprofundado muito no assunto.


Então você já sabe, ao configurar sua rede Wireless, utilize WPA e nunca WEP.

Wireless WPA

Aprimorando a segurança da rede Wireless

Caso queira um assunto mais aprofundado em redes Wireless residenciais, leia os artigos abaixo:

Descobrindo a senha de redes Wireless já configuradas no Windows 7

Chega de papo e vamos logo descobrir como recuperar as senhas de redes que já foram conectadas anteriormente no seu Windows 7, para isso, siga os passos abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de rede que fica próximo ao relógio do sistema e acesse a opção Abrir a Central de Rede e Compartilhamento

Abrir a Central de Rede e Compartilhamento

  1. Agora, no canto esquerdo, clique em "Gerenciar redes sem fio"

Gerenciar redes sem fio

  1. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que mostra dois computadores referênte à rede sem fio que deseja obter a senha e selecione a opção Propriedades

Propriedades da rede sem fio

  1. Dentro das propriedades da rede, clique na aba "Segurança" e clique na opção "Mostrar caracteres"

Sua senha Wireless

  1. Pronto, agora é só copiar o campo "Chave de segurança da rede" esta é sua senha de acesso;

Exemplo em vídeo

Ainda tem dificuldades? Então assista ao vídeo abaixo:


Se ainda sim tem dúvidas, abra um tópico em nosso fórum para redes Wireless.

Tags: Como Descobrir Senhas Redes Wireless Conectadas Windows 7 Wi-Fi


Comentários