Como instalar o Windows 7 (Tutorial completo)

Tutorial mostra como instalar o Windows 7 com todos os detalhes necessários para usuários leigos e avançados no assunto.

Você que utiliza ou pretende utilizar o Windows 7 da Microsoft, provavelmente não gostaria de ter que gastar dinheiro com técnicos cada vez que o sistema desse um problema, não é mesmo? Neste tutorial vou tentar passar todos os detalhes necessários para que você possa instalar o sistema sem depender de ninguém, apenas do seu conhecimento.

Falaremos da configuração do SETUP da BIOS do seu computador, a criação do pendrive bootável ou do DVD de instalação do Windows 7, o particionamento de disco, a configuração do teclado e muito mais.

Note que em alguns momentos, trataremos de assuntos que fazem referências mais técnicas, caso não tenha entendido alguma parte, não hesite em perguntar em nosso fórum. Também é importante lembrar, que este tutorial está considerando apenas a instalação do sistema, caso tenha outro tipo de dúvida, tente ler o tutorial sobre como corrigir erros no Windows 7.

O que é necessário para instalar o Windows 7?

Antes de seguir com este tutorial, é necessário ter alguns materiais que podem ser facilmente encontrados em lojas de informática ou na Internet, segue a lista:

  • Uma imagem .ISO do DVD de instalação do Windows 7, ou o próprio DVD de instalação do sistema
  • Um pendrive com 4GB ou mais (Salvo se estiver utilizando o DVD de instalação do Windows 7)
  • Um computador que possa ser formatado (vamos formatar o computador na instalação do sistema)

Para este tutorial vamos utilizar um Pendrive Bootável, mas como eu disse na lista acima, você também pode utilizar o DVD de instalação do sistema.

Pendrive - Windows 7

Criando um pendrive Bootável do Windows 7

Há algum tempo mostramos como é fácil criar um Pendrive Bootável do Windows 7, hoje vamos postar apenas um vídeo complementando o que já foi descrito.

Para baixar o aplicativo utilizado no vídeo abaixo, acesse o tutorial sobre como criar um pendrive bootável no Windows 7.

Pendrive na porta USB

Vídeo "Como criar um pendrive bootável no Windows 7


Caso tenha dúvidas sobre o vídeo acima já sabe o que fazer, certo?

Ligando os cabos do computador

Caso seu computador já tenha todos os cabos do teclado, mouse, fonte de energia e monitor conectados, pule esta parte.

Vá até a parte traseira do seu computador e ligue os cabos na sequência que quiser, as imagens abaixo mostras quais cabos são os principais para o funcionamento do computador com o Windows 7:

Cabo do Monitor

Cabo do Monitor

Cabo do Teclado

Cabo do Teclado

Cabo do mouse

Nota: Estamos utilizando um Mouse USB, caso esteja utilizando um mouse PS2, o conector ser idêntico ao do teclado. Alguns fabricantes de mouse fazem os conectores na cor padrão verde para diferenciar do conector do teclado que é roxo.

Você deve ter muita atenção ao ligar esses dois cabos, o do teclado e o do mouse, pois são os únicos conectores (além da porta USB) que são idênticos.

Cabo do Mouse

Verificar a voltagem da fonte de energia

Se você está utilizando um computador novo e vai ligar na tomada pela primeira vez, é muito provável que sua fonte de alimentação de energia esteja com o seletor de voltagem virado para a potência 220V, isso por vários motivos.

É raro, mas existem pessoas que utilizam tomadas em 220V em suas residências, caso o computador tenha sua chave voltada para 115V e uma pessoa o conectar em uma toma 220, a fonte irá queimar na hora (se não queimar outros componentes do computador).

Então não se esqueça de analisar qual a voltagem da toma que você está ligando o computador, se for 220V, verifique se a chave está correta, se for 115V, também faça o mesmo.

Fonte de Energia em 115V

O cabo de energia

Depois de ligar o cabo de energia na fonte, sua ligação estará parecida com a da imagem abaixo:

Cabos do PC ligados

Nota: Não leve em consideração a sujeira do computador mostrado na imagem abaixo, ele é um cobaia que utilizamos em nossos testes.

Configurando o SETUP da BIOS

Após ligar o computador corretamente, já temos condições de configurar o SETUP da BIOS para que o sistema de o Boot pelo Pendrive ou drive de DVD.

Isto serve para instalar qualquer sistema operacional no seu computador, não apenas para o Windows 7. Modificar a sequência de Boot do Setup do seu computador, significa fazer com que ele dê início pelo local escolhido, seja HD, Drive de DVD ou Pendrive.

Tutorial

Nota: Cada mobo (MotherBoard ou Placa-Mãe) tem um sistema diferente, sendo necessário a leitura do seu manual para saber qual a tecla pressionar para acessar o Setup da BIOS da mesma.

Em nosso caso, estamos utilizando uma Mobo convencional de computadores residenciais (A marca é irrelevante), neste caso para acessar o Setup da BIOS utilizamos a tecla "Delete" do teclado.

A tecla delete é uma das mais utilizadas para acesso ao Setup da placa-mãe, mas algumas marcas utilizam a tecla Esc, F2, F12, F10 além de outras, por isso é importante que você leia o manual antes de começar.

Para acessar o Setup da BIOS da sua placa-mãe, basta ligar o computador pressionando a tecla referente ao acesso (Em nosso caso "Delete")

Passo 1 - Primeiramente conecte o Pendrive à porta USB do seu computador;

Passo 2 - Ligue o computador pressionando a tecla de acesso ao Setup;

Pressione Del para acessar o Setup

Passo 3 - Já dentro do Setup, utilize as setas do teclado para encontrar o setor de configuração de Boot da sua placa-mãe;

Setor de Boot da Placa

Passo 4 - Dentro do setor de boot, verifique se a placa-mãe da suporte a prioridade de discos, como você pode notar na imagem acima, a placa que estamos configurando tem a opção "Hard disk drives", esta opção está configurada para que o HD seja o disco primário, por isso você deve modificar para que o pendrive seja o disco primário.

As teclas de + (Mais) e - (Menos) modificam a prioridade dos discos.

Prioridade dos discos

Passo 5 - Depois que você escolher a prioridade dos discos, vá até a opção "Boot Device Priority" e coloque o pendrive na primeira posição.

Pendrive Primeiro

Passo 6 - Em seguida, pressione "Esc" algumas vezes, até que você seja perguntado se deseja salvar as alterações. Escolha "Yes" (Tecla Y) e a configuração está pronta!

Salvar configurações

Agora que a configuração já está pronta, a Instalação do Windows 7 vai iniciar normalmente!

Windows está sendo instalado

Instalando o Windows 7

Agora a instalação do Windows vai iniciar então na primeira tela escolha o formato do seu teclado. Normalmente, teclados brasileiros tem o formato "ABNT2"

Escolha teclado ABNT2

Clique em "Instalar agora"

Instalar Agora

Aceite os termos e condições da Microsoft

Aceite os termos de licença

Escolha a opção "Personalizada (avançada)" para configurar as partições

Instalação Personalizada

Selecione o disco que deseja alterar e clique em "Opções de unidade"

Opções de Unidade

Clique em "Excluir" para remover a partição do seu HD, em seguida "Novo" para criar outra partição.

Em tamanho, você pode definir o tamanho da sua partição em MBs, caso queira mais de uma partição, divida o tamanho como preferir.

Configurando Partições

Selecione a partição que você acabou de criar e clique em "Avançar"

Instalando o Windows

Após alguns minutos de instalação, seu computador irá reiniciar, então você deverá voltar no Setup da BIOS, na mesma opção que você utilizou para colocar o boot pelo pendrive, e voltar para o HD. Caso não faça isso, a instalação vai ficar em looping, e nunca vai terminar.

Nota: Não desconecte o pendrive, a instalação ainda não acabou.

Voltar boot para o HD

Concluindo a Instalação

Instalação finalizada, o Windows vai testar o desempenho do seu computador.

Desempenho de vídeo

Finalizando

Pronto, agora é só seguir o assistente do próprio Windows 7 para concluir a instalação!

Tags: Como Instalar Windows 7 Tutorial Completo


Comentários