Como transferir músicas e vídeos do PC para o iPod Touch, iPhone ou iPad

Apple iTunes: Tutorial explica detalhadamente como transferir músicas e vídeos do PC para o iPod Touch, iPhone ou iPad utilizado o iTunes, evitando erros na sincronização caso utilize programas de terceiros.

Para quem vivia no mundo dos PCs (computadores com o Windows) e passa para o novo mundo de outros sistemas operacionais ou aplicativos de outros sistemas que também funcionam em Windows, não é uma tarefa nada fácil entender que o funcionamento de certos programas é diferente do que você está acostumado(a). Este é o caso do iTunes da Apple para Windows, que além de fazer a função de player (reproduzir músicas, vídeos, podcasts, filmes...), tem uma tarefa bem interessante: Manter seus dispositivos (iPod Touch, iPhone, iPad) sincronizados com o computador (Seja Windows ou Mac) e com a versão do Sistema Operacional (iOS) atualizada.

A facilidade de uso deste aplicativo, pode complicar a vida de alguns usuários que gostam de liberdade para realizar procedimentos simples, tais como enviar músicas e vídeos do computador para o iPod Touch, iPhone ou iPad. No iTunes, tudo é automático, ao conectar o dispositivo no computador, o software irá abrir, checar atualizações do iOS e sincronizar músicas e vídeos da biblioteca para o Aparelho. Usuários mais leigos no assunto podem fazer com que o iTunes remova seus vídeos e músicas do aparelho ao realizar a sincronização.

A sincronização funciona da seguinte maneira: O iTunes irá checar os arquivos do seu dispositivo e os dos computador, se existir algum arquivo no computador que não está no dispositivo, este será copiado sua lista de reprodução, no caso contrário, o dispositivo tiver algum arquivo que não está no computador, o iTunes irá remover este arquivo da sua lista de reprodução concluindo que você possa ter removido este arquivo da biblioteca do seu computador. Resumindo, os arquivo do computador sempre serão copiados para o iPod Touch, iPhone ou iPad, isso não acontecerá no processo inverso.

Mas então, o que é biblioteca? Como eu envio músicas e vídeos para a Biblioteca? Como parar de sincronizar automaticamente? Como remover músicas e vídeos da biblioteca? Qual a extensão de arquivos compatíveis com meu dispositivo? Como converter vídeos e músicas de um formato diferente para que meu dispositivo consiga reproduzir?

Estas são perguntas que eu vou tentar esclarecer aqui no TEO para que você aprenda a trabalhar de modo correto com o iTunes utilizando dispositivos como o iPod Touch, iPhone ou iPad.

Criando um biblioteca para a sincronização

Como o iTunes sincroniza tudo automaticamente, você teria que se adequar a isso. Por exemplo, suponhamos que você tenha 100GB em arquivos de áudio e vídeo, e seu iPod Touch tenha 16GB de memória interna, como você faria para sincronizar 100GB com o iPod Touch de 16GB?

É isso mesmo que você pensou, não da para fazer milagres, consequentemente, não da para colocar todos os 100GBs dentro dos 16GBs do iPod Touch! Por isso é necessário se adequar.

Creio que você não iria ouvir nem a metade de 100GB de músicas ou vídeos no seu dispositivo, portanto, vamos dar um jeito de separar isso para criar uma biblioteca de músicas e vídeos que realmente ouvimos ou assistimos.

Nota: Vou utilizar um iPod Touch em todos os exemplos, mas isso funciona com o iPhone e com o iPad também. Lembre-se que estou criando um tutorial sobre o modo que eu utilizo o dispositivo da Apple, portanto, pode ser que você encontre algo diferente em sites da Internet, ou no próprio site da Apple.

Para criar uma biblioteca separadamente e automaticamente no iTunes, faça o seguinte:

Criar uma pasta separada

Passo 1: Crie uma pasta em um local de fácil acesso e organize suas músicas e vídeos preferidos dentro desta pasta. Você também pode criar subpastas para melhor organização;

Pasta da biblioteca do iTunes

Passo 2: Copie suas músicas favoritas para dentro da pasta que você acabou de criar. Cuidado para não passar a capacidade em GBs que seu iPod Touch suporta.

Passo 3: Abra o iTunes, clique em Arquivo em seguida Adicionar Pasta à Biblioteca;

iTunes - Arquivo - Adicionar Pastas à Biblioteca

Passo 4: Conecte seu dispositivo ao computador e espere sincronizar ou acesse o dispositivo no menu lateral e clique em Sincronizar (fica na parte inferior direita da tela).

Este é o processo mais simples para passar os arquivos do PC para o iPod Touch, iPhone ou iPad. O único problema, é que você não poderá excluir as músicas da pasta que você criou para sincronizar os arquivos com seu dispositivo, caso contrário elas irão parar de tocar no iTunes.

Nota: A cada alteração que você fizer na pasta que você criou para ser a biblioteca do iTunes, será necessário adicionar a mesma novamente ao iTunes para sincronizar as músicas novamente.

Como excluir músicas do iPod Touch, iPhone e iPad?

o iTunes é um software bastante inteligente e faz uma dedução um tanto lógica quanto à sua biblioteca: Se você está ouvido suas músicas preferidas no PC, é claro que elas estarão no seu iPod Touch e se você excluir uma música da sua biblioteca, é claro que ela também será excluída do dispositivo.

Ou seja, a base de tudo é a sua biblioteca do computador, portanto, para excluir uma música do iPod Touch, iPhone ou iPad, basta excluir o que quiser da sua biblioteca e sincronizar o dispositivo novamente.

Excluir músicas da biblioteca do itunes

Atenção: Você deve excluir as músicas da biblioteca, isso não afetará os arquivos originais. Lembre-se de verificar se está removendo as músicas ou vídeos do local correto. A imagem acima seleciona a parte da biblioteca com um quadro em vermelho no menu, o restante não faz parte da mesma e poderá excluir algo diretamente do seu computador. Tome muito cuidado!

Como eu disse no aviso acima, ao excluir os arquivos da biblioteca do iTunes, você não estará excluindo os arquivos originais, para isso, é necessário excluir o arquivo manualmente na pasta de origem do mesmo.

Como enviar vídeos para o iPod Touch, iPhone e iPad?

Com as músicas é bem simples, já que o iTunes e o iPod Touch, iPhone e iPad conseguem ler arquivos que são populares, tais como MP3 e outros da categoria. Entretanto, com vídeos é um pouco mais complicado, já que os dispositivos da Apple costumam, em sua maioria, rodar apenas os formatos abaixo:

iPod Touch:

Vídeo H.264 até 720 pixels, 30 quadros por segundo, versão Main Profile nível 3.1 com AAC-LC até 160 Kbps, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov.
Vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 quadros por segundo, Simple Profile com áudio AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4, e .mov.

iPhone 4:

Vídeo H.264 até 720 pixels, 30 quadros por segundo, versão Main Profile nível 3.1 com AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov; vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 quadros por segundo, Simple Profile com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4, e .mov; Motion JPEG (M-JPEG) até 35 Mbps, 1280 por 720 pixels, 30 quadros por segundo, audio in ulaw, PCM stereo audio no formato de arquivo .avi

iPad:

Suporte a espelhamento de vídeo e saída de vídeo: Até 1080p com adaptador AV digital da Apple ou adaptador VGA da Apple (cabos vendidos separadamente)
Suporte à saída de vídeo a 576p e 480p com cabo AV Componente da Apple, 576i e 480i com cabo AV Composto da Apple
Suporte a formatos de vídeo: Vídeo H.264 até 720 pixels, 30 quadros por segundo, versão Main Profile nível 3.1 com AAC-LC até 160 Kbps por canal, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4 e .mov; vídeo MPEG-4, até 2,5 Mbps, 640 por 480 pixels, 30 quadros por segundo, Simple Profile com áudio AAC-LC até 160 Kbps, 48kHz, som estéreo nos formatos de arquivo .m4v, .mp4, e .mov; Motion JPEG (M-JPEG) até 35 Mbps, 1280 por 720 pixels, 30 quadros por segundo, audio in ulaw, áudio estérero PCM no formato de arquivo .avi

Como você pode notar, com o iPhone 4 e o iPad não temos muitos problemas quanto aos formatos de vídeo, entretanto, o iPod Touch limita-se aos formatos .m4v, .mp4, e .mov. Com isso, teremos um pequeno trabalho a mais, converter os vídeos de outros formatos para qualquer um dos três suportados pelo aparelho, veja como fazer;

Converter vídeos para o iPod Touch, iPhone ou iPad

Existem inúmeros programas de conversão de vídeos na Internet, entretanto, eu gosto muito do Format Factory, ele é gratuito e faz o seu trabalho com rapidez e facilidade para o usuário.

Como vamos falar do Format Factory daqui em diante, é necessário que você faça o download e a instalação deste programa em seu computador, segue o link para download:

Download Format Factory

Veja como converter os vídeos:

Passo 1: Abra o Format Factory e arraste os vídeos que deseja converter para dentro da janela do programa;

Passo 2: Na janela que abriu, escolha a opção Todos para MOV e clique em Configurações;

Note que agora será necessário configurar alguns parâmetros mais avançados do vídeo, entretanto, se você não entende nada sobre isso, deixe tudo no Padrão e modifique apenas o que é necessário, veja na imagem abaixo:

Formato MOV no Format Factory

Em seguida, clique em Iniciar para concluir a conversão;

Passo 3: Após a finalização da conversão, copie o arquivo para a pasta que você criou no início deste artigo, vá até o iTunes e adicione a pasta à biblioteca novamente.

Passo 4: Para finalizar, sincronize o seu iPod Touch, iPhone ou iPad com o iTunes novamente.

Concluindo

Seguindo as dicas que eu passei acima, não terá erro, mas em caso de dúvidas acesse o nosso fórum e crie um tópico, nós iremos ajudar por lá.

Tags: Como Transferir Músicas Vídeos PC iPod Touch iPhone


Comentários