Como personalizar o Windows 8 e deixar o sistema com a sua cara

Tutorial mostra como personalizar o Windows 8 no desktop (área de trabalho), na área de log on, novo menu iniciar, bandeja do sistema, ícones, atalhos, barra de tarefas e muito mais.

Quando adquirimos novos equipamentos do setor tecnológico (Computadores, Notebooks, Netbooks, Smartphones, Tablets...), uma das primeiras coisas que procuramos é a parte de personalização do mesmo, isso é característico de todos os seres humanos já que cada pessoa gosta de imagens, cores, fontes e posições diferentes em vários tipos de situação.

O Windows 8, assim como a maioria dos sistemas operacionais disponíveis atualmente, é bastante fácil de ser personalizado em cada um dos setores. Você pode facilmente modificar o papel de parede e descanso de tela do seu desktop, fixar atalhos na barra de tarefas, arrastar, remover e incluir ícones do novo menu iniciar, alterar a disposição dos ícones que são apresentados próximos ao relógio e que determinam os programas que estão iniciando no boot do sistema, modificar a imagem da área de log on (ou bloqueio do computador) e muito mais.

Além disso, os recursos que trazem efeitos e deixam o Windows 8 ainda mais bonito que suas versões anteriores, também "roubam" grande parte do processamento, da memória RAM e do vídeo do seu computador. Em dispositivos com poucos recursos de hardware e que apresentam lentidão para fazer tarefas simples como abrir um programa por exemplo, seria uma ótima idéia remover estes efeitos visando um ganho considerável no desempenho e velocidade.

Este tutorial não é voltado para usuários avançados, mas para pessoas que desejam conhecer funções simples do sistema que podem fazer toda a diferença. Todas as opções são facilmente encontradas em todas as áreas que iremos trabalhar, caso queira incrementar o artigo com sua opinião, basta deixar o seu comentário.

Caso queira pedir algum tutorial ou artigo sobre outros tipos de softwares ou dispositivos, isso pode ser feito através do e-mail todoespacoonline@gmail.com.

A primeira impressão do Windows 8

Antes de mais nada, é necessário que você tenha o Windows 8 instalado em uma máquina virtual ou em um computador de testes para continuar seguindo este tutorial. Apesar do sistema ainda estar em sua versão chamada de "pre-beta", ele se mostrou muito estável em quase todos os quesitos.

Particularmente, tive apenas problemas ao conectar o iPhone 4 e tentar pegar as imagens e vídeos da câmera, mas isso foi facilmente resolvido ao reinstalar o driver do dispositivo no gerenciador de tarefas do mesmo.

O Windows 8 veio para modificar a forma que os usuários utilizam ou utilizaram todas as versões anteriores do Windows, a começar pela Interface Metro, que é uma das maiores modificações na aparência do sistema.

Por este motivo não seria muito interessante tentar utilizar o Windows 8 tentando comparar as versões que você possa ter utilizado anteriormente. Pensando assim, em alguns dias você irá se apegar ao novo método de Interface adotado pela Microsoft sem ter dificuldades para trabalhar com novo sistema.

A personalização da Interface Metro é bastante limitada, a não ser por alguns aplicativos que podem facilmente modificar a imagem e a cor de fundo dos Apps (Programas) já instalados no Windows 8.

Entretanto, alguns usuários podem não gostar da nova interface mesmo depois de passar alguns dias trabalhando sobre ela, por isso a Microsoft deixou uma opção que não é tão simples de ser encontrada, mas que faz o sistema voltar ao menu iniciar antigo removendo os recursos da Interface Metro.

Com isso, o seu Windows 8 ficará praticamente idêntico ao Windows 7, uma versão já consagrada dos sistemas da Microsoft.

Mostrando os ícones "Computador", "Usuário", "Rede" e "Painel de Controle"

Depois de passar alguns minutos utilizando o Windows 8, você irá encontrar uma opção para acessar o "Desktop" do sistema, esta área é bem mais familiar e parecida com a página inicial do Windows 7, nela você tem várias opções para realizar a personalização de tudo o que você desejar.

Inicialmente, a coisa mais fácil a fazer é mostrar os ícones de "Computador", "Dados do usuário", "Rede" e "Painel de Controle" na área de trabalho, já que o único ícone presente nela é o da lixeira.

Só a lixeira na área de trabalho do Windows 8

Para mostrar os ícones de atalho citados anteriormente no desktop do Windows 8, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área em branco do seu desktop e selecione a opção "Personalizar" (Personalize);

Personalizar Windows 8

Passo 2: Clique na opção "Modificar ícones da área de trabalho" (Change desktop icons);

Modificar ícones da área de trabalho do Windows 8

Passo 3: Marque as opções que desejar e confirme clicando em "OK";

Marque as opções que desejar e clique em OK - Windows 8

Depois disso os ícones mais importantes passarão a ser apresentados na sua área de trabalho.

A interface Ribbon do Windows Explorer

Se você já está utilizando o Windows 8, provavelmente deve ter notado que o Windows Explorer foi alterado e agora tem a Interface Ribbon (parecido com o Microsoft Office). É claro que esta interface veio para melhorar a experiência do usuário para buscar, editar, copiar, cortar e realizar certas tarefas que poderiam ser mais complicadas anteriormente ao manipular arquivos, mas ela toma bastante espaço na janela e poderia dificultar a utilização do sistema em telas menores que os padrões já adotados atualmente.

Nós já escrevemos um artigo explicando um modo bastante simples para iniciar a Interface Ribbon do Windows Explorer minimizada, isso deverá resolver seu problema.

Quando precisar, basta clicar no ícone do canto da tela para maximizar esta opção novamente.

Os papéis de parede do Windows 8

Apesar de ser um sistema novo e que veio para impressionar os usuários do Windows, ele não vem com nenhum papel de parede e cabe ao usuário escolher as imagens que quiser de outros locais, entretanto, peguei algumas imagens que vem na opção para modificar a imagem da tela de bloqueio e vou disponibilizar todas elas abaixo.

Papel de parede padrão do Windows 8

Papel de parede do Windows 8

Montanha - Papel de Parede Windows 8

Árvores - Papel de parede Windows 8

Campo - Papel de parede Windows 8

Flores - Papel de parede Windows 8

Mato - Papel de parede Windows 8

Trevo - Papel de parede Windows 8

Mais flores - Papel de parede Windows 8

Para colocar estes papéis de parede no seu Windows 8, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área em branco do seu desktop e selecione a opção "Personalizar" (Personalize);

Personalizar Windows 8

Passo 2: Clique sobre a opção "Papel de parede da Área de trabalho" (Desktop Background);

Mudar papel de parede do Windows 8

Passo 3: No campo de localização da imagem, escolha "Computador" (Computer), clique na opção "Browse" e encontre a pasta onde estão as imagens. Quando as imagens estiverem aparecendo na tela de configuração, clique em "Selecionar todas" e modifique seu tempo para 10 segundos.

Configurar os papéis de parede do Windows 8

Passo 4: Clique para salvar as alterações e pronto, você terá um slide de papéis de parede no seu Windows 8.

Os ícones da bandeja do Windows 8

Para aqueles que não conhecem este termo, quando falamos sobre a bandeja do sistema, estamos nos referindo aos ícones que ficam próximos ao relógio do Windows 8. Você tem algumas opções para mostrar ou não certos atalhos.

Para acessar as configurações dos ícones da bandeja do sistema, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: Abra o painel de controle que já está no seu desktop, acesse a opção "Aparência e personalização", em seguida clique na opção "Customizar ícones da bandeja do sistema";

Customizar ícones da bandeja do sistema

Passo 2: Você tem a opção de escolher os ícones que deseja mostrar modificando a opção que fica na frente de cada um deles, ou marca a opção ao final da janela para mostrar todos os ícones.

Alterando

Passo 3: Configure como quiser e clique em "OK";

Alterar imagem da tela de log on do Windows 8

Para alterar a imagem da tela de log on do Windows 8, será necessário acessar o menu iniciar e o painel de controle da Interface metro, veja como fazer no vídeo abaixo:


Tags: Como Personalizar Windows 8 Deixar Sistema Sua Cara


Comentários