Como criar uma pasta super oculta no Windows sem programas adicionais

Provavelmente você deve saber que uma das coisas mais simples no Windows é ocultar uma pasta. Nós já mostramos como fazer isso de duas maneira, por linha de comando ou pela interface gráfica mesmo. Mas este é justamente o problema, como muitos sabem ocultar uma pasta no Windows, muitos também sabem como fazer o sistema mostrar as pastas ocultas, então isso acaba por não ser muito útil quando precisando de algo realmente escondido.

Aqui está uma maneira bem útil para ocultar pastas para que só você saiba que ela realmente existe: Basta fazer com que a pasta alvo tenha o atributo de pasta importante do sistema, assim, mesmo que uma pessoa marque a opção para visualizar pastas ocultas, ela ainda não será capaz de visualizar a sua pasta secreta.

Veja como colocar o atributo de pasta do sistema em qualquer pasta

Para nosso tutorial, estamos utilizando um computador com o Windows 7 e criamos uma pasta chamada "pasta_alvo" na área de trabalho do mesmo, portanto, lembre-se de alterar os caminhos quando for realizar o procedimento em seu computador.

Passo 1: Crie uma pasta chamada "pasta_alvo" na sua desktop;

Passo 2: Pressione simultaneamente as teclas "Windows  + R" para abrir a caixa de comandos "Executar", nela digite cmd (para abrir o prompt de comando). Se preferir, você também pode abrir o menu iniciar, digitar cmd e clicar no ícone do prompt de comando (como mostra a imagem abaixo);

Prompt de comando - Windows 7

Passo 3: Digite o comando abaixo.

attrib +s +h "%userprofile%\desktop\pasta_alvo"

Lembre-se que attrib +s +h é o comando para fazer uma pasta se tornar uma "pasta importante do sistema" e "%userprofile%\desktop\pasta_alvo" (com as aspas) é simplesmente o caminho onde a pasta está. Estamos utilizando uma variável de ambiente no caminho da pasta, que é a %userprofile%, caso tenha interesse de entender o motivo, basta acessar nosso tutorial sobre variáveis de ambiente no Windows.

Passo 4: Caso queira mostrar a pasta novamente como era, basta substituir o comando anterior pelo comando abaixo.

attrib -s -h "%userprofile%\desktop\pasta_alvo"

Ou seja, apenas substituímos os sinais de "+" pelo sinal de "-".

Outro truque

Muita gente não sabe, mas é possível mostrar as pastas ocultas e as pastas importantes do sistema utilizando a interface gráfica, ou seja, se uma pessoa souber como fazer isso, provavelmente ela deverá conseguir visualizar sua pasta.

Para isso basta:

  • Abrir o painel de controle;
  • Pesquisar e abrir as "Opções de pastas";
  • Clicar na aba "Modo de Exibição";
  • Marcar a opção "Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas"
  • DESMARCAR a opção "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendável)"

Assim você verá as pastas com o atributo que nós alteramos neste tutorial, incluindo a sua pasta secreta.

Tags: Como Criar Pasta Super Oculta Windows Programas Adicionais


Comentários