O que fazer quando acabo de conectar meu Access Point (AP, Roteador Wireless)

Certo, você acabou de comprar um roteador Wireless (Access Point) novo e conectou na sua residência. É bastante provável que, dependendo da marca do roteador que você comprou, a sua Internet possa funcionar apenas ligando o cabo RJ-45 (se for o caso) que vem do seu provedor de Internet à porta WAN do seu roteador Wireless.

Olha que coisa mais incrível e simples, seu roteador também já deve estar configurado com uma conexão Wireless padrão (normalmente a marca e/ou modelo do aparelho), sem senha, ou seja, a rede Wi-Fi também vai estar funcionando para seu notebook, smartphone, tablet, phablet...

Muito bom, não?

Não, nada bom! A não ser que você queira distribuir toda a sua Internet para seus vizinhos e pessoas que passam na sua rua, correr o risco de ter os dados da sua rede Interna acessados e ainda ter o roteador desconfigurado ou danificado por algum engraçadinho que entende um pouco mais sobre isso e vê que a sua conexão está aberta. Por isso você deve fazer algumas configurações no roteador antes de colocar o mesmo em produção.

Vamos entender os riscos abaixo.

Principais riscos e soluções para um roteador wireless novo

A senha do Wireless

Para quem ainda não conhece ou sabe o que isso significa, Wireless (ou Wi-Fi) é um tipo de conexão de rede que funciona via rádio.

Para configurar uma conexão dessas em qualquer aparelho (smartphone, notebook...), basta simplesmente ativar o Wi-Fi, verificar se o nome da conexão aparece na lista de redes disponíveis e selecionar a bendita.

Caso tenha senha, será necessário digitar essa senha para completar a conexão, se não tiver, a conexão é estabelecida e o dispositivo fará parte da conexão escolhida.

Ao modo grosso de dizer, funciona praticamente assim.

O principal problema de um roteador novo é que normalmente a conexão de Wireless já vem configurada como "Aberta" (sem senha), assim todo mundo terá acesso a essa rede Wi-Fi  quando ela começar o Broadcast do SSID (traduzindo, mandar o sinal através da antena).

A solução para a senha do Wireless: Simplesmente escolha um tipo de criptografia para a rede. Acesse o roteador, vá até a opção de segurança do Wireless e defina a senha que preferir.

Criptografia da rede Wi-Fi

O SSID

O SSID é simplesmente o nome que vai aparecer para todos os aparelhos quando seu roteador for ligado. Normalmente eles já vêm configurados com a "Marca/Modelo" do aparelho como SSID. Se alguém sabe a marca e o modelo do seu roteador, fica muito mais fácil de procurar na Internet um modo qualquer para utilizar as brechas de segurança deixadas por você ou pela fabricante. Neste caso, a solução é extremamente simples, altere o SSID para qualquer coisa que não seja a marca e modelo do aparelho.

SSID (Nome da rede)

Existem algumas marcas de roteadores AP que têm a opção para ocultar o SSID (não mostrar o nome da rede para nenhum dispositivo), no entanto, isso vai dificultar a configuração. Nesse caso será necessário digitar o SSID para novos aparelhos que vão ser configurados na rede Wireless.

Enviar nome da rede (Brodcast SSID)

A senha padrão

Roteadores normalmente têm a mesma senha para que você possa acessar suas configurações de maneira mais fácil.

Estas senhas variam entre:

Usuário: Admin
Senha: 1234

Usuário: admin
Senha: admin

Usuário: Admin
Senha: deixe a senha em branco

Usuário: Depende da marca
Senha: Depende da marca

Solução para a senha padrão: Você deve alterar a senha padrão do usuário administrador do seu AP, isso é extremamente importante, mesmo que você tenha configurado uma senha forte para o Wireless, pode ser até que algum amigo seu altere as configurações do AP apenas para sacanear. Então altere esta senha.

As configurações de senha do seu AP, normalmente ficam nas opções de "Gerenciamento" ou configurações "Gerais". Ela não tem nada a ver com a senha Wireless (que na verdade é criptografia), esta senha servirá para acessar as configurações do AP.

Senha para acessar as configurações

A porta WAN

Normalmente roteadores liberam o acesso à porta "WAN" pela porta 80.

Traduzindo isso para português: se você quiser acessar as configurações do seu roteador não estando em casa, basta digitar seu IP válido no navegador de qualquer computador do mundo. Você poderá alterar as configurações e salvar como quiser.

Mas quem vai acessar as configurações do roteador não estando em casa? A não ser que você seja um especialista e necessite alterar o roteamento de portas para acesso a programas e câmeras na sua residência, desative essa opção.

Gerenciamento pela porta WAN deve estar desmarcado

Dica: Lembre-se de nunca mexer em algo que está funcionando, pode ser que você tente alterar as configurações externamente e perca acesso ao roteador.

Saiba mais sobre seu novo roteador

Leia o manual do roteador que você comprou, ele vai te dar as instruções iniciais sobre configurações e demais opções. Alguns manuais são mais que apenas explicações sobre o aparelho, eles dão um mini curso sobre o funcionamento e as tecnologias utilizadas no aparelho. Vale a pena conferir.

Nunca se esqueça, conhecimento nunca é demais.

Tags: Conectar Access Point AP Roteador Wireless Roteador Wireless Wi-Fi


Comentários