Windows não reconhece HD externo, o que fazer?

Estava lendo um post aqui na PCWorld poucos minutos atrás, e decidi criar um artigo a respeito. O artigo do site (muito bom por sinal - recomendo), diz exatamente isto:

Um de nossos leitores pergunta: "o Windows Explorer não mostra mais o ícone de meu disco USB externo. O Gerenciador de Dispositivos me diz que "Este dispositivo está funcionando normalmente", mas nem mesmo desinstalar e reinstalar os drivers não trouxe meu ícone de volta. Usei o Avast, Spysweeper, A-Squared Malwarebytes, Spybot e Microsoft Security Essential em busca de algum vírus, mas não encontrei nada. E agora?"

Nossa resposta: Em primeiro lugar sugerimos que você "pegue leve" com todo este software de segurança. Estes programas não foram projetados para trabalhar em conjunto e podem conflitar um com o outro, prejudicando o desempenho do PC.

O problema com seu disco externo pode ter várias causas. Tente reinicializá-lo usando a ferramenta de gerenciamento de disco. Clique em Iniciar, clique com o botão direito em Computador, Gerenciar, e escolha o item Gerenciamento de disco. Se o disco está listado mas é descrito como "Não alocado", pode ser este o problema. Clique com o botão direito no bloco que diz "Não alocado", escolha a opção "Novo Volume Simples" e siga as instruções na tela.

Também é possível que haja um problema ou mal-contato no cabo USB que liga o disco ao micro, algo bastante comum. Tente um outro cabo, ou outra porta USB. Também pode ser que a porta USB à qual o disco está conectado não fornece energia suficiente para seu funcionamento, experimente ligá-lo a duas portas ao mesmo tempo com um cabo em Y.

Por fim, talvez o disco tenha simplesmente parado de funcionar: como última tentativa, abra o "case", retire o disco lá de dentro e conecte-o diretamente ao PC. Você tinha backup? leia em PCWorld

Não estou fazendo um plágio de post, nem coisa do tipo (todos os créditos são da equipe do site PCWorld), mas gostaria de incrementar um tutorial ao que foi dito.

Este problema aconteceu comigo recentemente em um computador de um de nossos clientes, era um servidor com Windows Server 2003, e o cliente fazia backup em um HD externo, como foi descrito.

Depois de vários "técnicos" colocarem a mão, e deixarem sua frases do tipo "Este HD está com problemas", "Vamos formatar para resolver", e várias outras, o cliente resolveu nos chamar.

Ao chegar ao local notei que acontecia o que o leitor da PCWorld descreveu acima, o HD estava instalado no Gerenciador de Dispositivos, mas não aparecia em "Meu Computador".

Uma das primeiras coisas que tentei fazer, foi abrir o Gerenciamento de Discos do Windows, e verificar o HD.

Daí me lembrei de um post que criamos há muito tempo atrás - Como ocultar partições ou discos no Windows 7, lembra? Não sei dizer o motivo, mas a partição perdeu a letra como se alguém tivesse removido. Então toda vez que nosso cliente conectava o HD à posta USB, o mesmo instalava e ficava oculto.

Solução

Baseando-se no histórico descrito no PCWorld e a minha história, uma das soluções simples para este problema está no tutorial abaixo:

Como ocultar partições ou discos no Windows 7

Ao invés de remover a letra, adicione uma qualquer.

Tags: HD Externo Tutoriais Tutorial


Comentários