Como "Zerar" um disco rígido (HD como de Fábrica)

Não é comum ocorrer o fato de um disco rígido perder a referência de partição e depois deixar de iniciar de vez. Isso pode ocorrer por vários fatores, desde o desligamento incorreto do sistema até um possível problema interno no HD.

Hoje eu tive um problema desses na empresa onde trabalho, o computador estava ligando normal, o setup da motherboard (placa-mãe) reconheceu normalmente tanto drive de CD/DVD, quanto o HD.

O problema estava na hora de iniciar o sistema operacional (Windows XP), quando o sistema estava para iniciar, aparecia uma tela escura (sem nenhuma letra) e ficava lá, sem sair do lugar. Tentei remover o disco rígido e colocar em outro computador, mas aparecia a seguinte mensagem: "O disco que você está tentando acessar ainda não foi formatado, deseja formatá-lo agora?", como o nosso computador não tinha nenhum dado importante, cliquei em "Sim", achando que seria a coisa mais simples a fazer, recebi a seguinte mensagem: "O Windows não pode formatar o volume selecionado". Também tentei usar vários programas de recuperação de partições perdidas, mas estava só perdendo tempo, sempre dava algum erro no final. Então eu me lembrei do meu amigo que se chama "Windows 98 - o cara", lembrei que tinha um disco de boot desse sistema e um outro programa que se chama "MBRWORK", usei muito este programa quando algum usuário tentava formatar o PC (na época do Win98), excluia a partição primária em DOS e depois não conseguia excluir a extendida, aí entrava o MBRWORK. Este programa faz com que o seu disco rígido volte ao ponto de partida, ou seja, sem nada, nem partição, nem sistema, nada mesmo.

Vou explicar como eu fiz para zerar o disco rígido do computador no tutorial abaixo.

Tutorial

1º passo: Primeiramente, baixe os programas necessários para continuar seguindo este tutorial:

Baixar CD Boot Windows 98 - Disc Image (.nrg)
Baixar MBRwork - (.exe)

2º passo: Depois de baixar os dois programas acima, grave a imagem (.nrg) em um CD.

3º passo: Grave o MBRwork em um CD ou disquete, depois reinicie o seu computador e modifique o boot para o CD ou DVD-ROM. Coloque o CD com a imagem do boot do Windows 98 no drive e deixe iniciar até apresentar parâmetro "A:\>"

Como

4º passo: Agora, coloque o disquete ou CD com o MBRwork, e digite o valor que corresponde ao seu drive, normalmente o drive de CD ou DVD, dica da letra "D:" pra frente (E:, F:, G:...), já o drive de disquete, normalmente é a letra "A:", mas neste caso ele vai se encontrar na letra "B:" pois os arquivos de boot do Windows 98 já estão utilizando a letra "A:". No meu caso, o MBRwork está em um CD (antigo), então fiquei com a letra "D:", pois só tenho um drive de CD/DVD, então ficou assim:

  • Digitei "D:" (sempre sem aspas) e pressionei a tecla "Enter"
  • Depois digitei "Dir" e pressionei a tecla "Enter"
  • Depois Digitei MBRwork e Pressionei a tecla "Enter"

Como

5º passo: Depois de ter feito isto, você vai estar dentro do MBRwork, como mostra a imagem abaixo:

Como

Dentro do MBRwork, você vai fazer o seguinte:

  • Pressione o número "4" do seu teclado e depois a tecla "Enter"
  • Pressione o número "3" do seu teclado e depois a tecla "Enter"
  • Pressione a tecla "E" do seu teclado e depois a tecla "Enter"

Pronto, não existe mais nenhuma partição no seu disco rígido, agora você reiniciar o computador e instalar qualquer sistema operacional sem erros ou telas pretas.

Dica: Para reiniciar o computador, digite "restart" sem aspas, e pressione a tecla "Enter".

Tags: Windows 7 Gerenciamento de discos diskmgmt.msc Tutoriais Sistema HD Disco Rígido Zerar


Comentários