Como encontrar endereços IP e Mac em redes

Hoje tivemos uma situação um tanto interessante aqui em nossa rede, há pouco tempo atrás, compramos um novo switch (Ether-GSH2404W), para gerenciar a rede, e estava tudo configurado normalmente, só que hoje foi necessário acessar o switch novamente, e não lembrávamos o IP que estava configurado para ele na rede. Ficamos toda parte da manhã procurando em nosso arquivos em busca do IP do equipamento e nada.

Foi quando decidi partir para outro caminho, tentar descobrir o IP manualmente, mas, como você já deve saber, existem inúmeras possibilidades de combinações de IP no mundo, e ficaria meio difícil (ou quase impossível), encontrar o bendito IP. Foi então que lembrei de um aplicativo que já foi muito útil em outras ocasiões, o IPscan.

O aplicativo encontra IPs e Macs na rede de uma forma muito simples, basta colocar o IP iniciar e o IP final e pronto, o aplicativo faz o resto. Veja como utilizar;

Download

Para continuar com este tutorial, será necessário baixar o IPscan, para isso, utilize o link abaixo:

Baixar IPScan

Procurando endereços IP na rede automaticamente

Depois de baixar o aplicativo, abra a pasta compactada e rode o arquivo "ipscan.exe".

Pule a parte de registro clicando em "Skip";

Em IP Range From, coloque o IP inicial (onde a procura vai iniciar), em "To", coloque o IP final (Onde o aplicativo vai parar de procurar);

Agora clique em "Start Scanning";

IPScan


Como você pode notar na imagem acima, o aplicativo já encontrou meus computadores e APs na rede. Ele mostra como um visto verde, tudo que foi encontrado, caso existam Grupos de Trabalho, Nome do Host, Endereço MAC e outras coisas do tipo, ele também mostra.

Tudo muito simples e rápido!

Tags: Como encontrar IP Mac redes


Comentários