Resolvendo pequenos problemas com o Wireless no Windows 7

Hoje aconteceu um fato um tanto "estranho" (se é que podemos chamar de estranho) com a minha conexão Wireless no Windows 7.

Em meu computador pessoal, utilizo o Ubuntu 10.10 Beta, isso para realizar alguns testes no novo sistema da Canonical e sempre que possível, compartilhar aqui com você. Entretanto, precisei pegar alguns dados que estavam no Windows 7 (mesmo PC em dual-boot), só que anteriormente, havia reconfigurado meu AP por uma troca de redes em meu provedor atual.

Configurei tudo como estava antes, mesmo SSID, mesma senha (WAP2), enfim, tudo como estava antes. Quando liguei o notebook, não tinha a intenção de utilizar a Internet, pois queria apenas pegar alguns dados mesmo, entretanto, como um geek que se preze (quem é sabe do que falo), não consegui ver aquele pequeno "Exclamação Amarelo" sobre a conexão Wireless e fui logo verificar o motivo do sistema estar sem conexão.

O sistema estava conectado normalmente, como era a mesma senha e o mesmo SSID, estava conectado, mas quando eu tentava navegar, aparecia a bendita "Página não pode ser exibida".

O que eu fiz? Bom, claro que fui verificar o IP da conexão (se era algum problema com DHCP ou coisa parecida), e me dei bem, o sistema não tinha recebido nenhum IP do DHCP (Pensei comigo: Uai?!! - Mineiro né!).

OK, Então vamos resolver isso da maneira mais simples possível, entrei no Prompt de Comando (pode ir fazendo junto comigo se quiser) - Digitei "cmd" sem aspas no campo de buscas do menu iniciar e pressionei "Enter".

Na tela preta que abriu, digitei:

ipconfig /release

Nota estranha: Agora aconteceu um fato muito interessante, como eu estou escrevendo neste momento utilizando o Ubuntu, conectei-me ao outro PC utilizando o "Cliente do Terminal Server" do sistema, e como eu sou muito inteligente, digitei ipconfig /release no outro PC, resultado? O que você acha que aconteceu?

Isso mesmo, a conexão caiu!

Resolvendo pequenos problemas com o Wireless no Windows 7


Tudo bem, vamos continuar com nosso tutorial (já voltei a conexão).

Então, na tela preta cujo nome é "Prompt de Comando", digitei aquele velho comando para renovar o IP do Windows:

ipconfig /renew

Bem intuitivo não? renew - renovar... Simples! Certo, o sistema vai procurar se existe um DHCP na rede e, caso encontre, retorna com um endereço IP provido desde servidor, entretanto, o sistema não conseguiu encontrar nenhum DHCP na rede. Como meu outro PC estava funcionando, fiz o mesmo procedimento (ipconfig /blablabla), e funcionou normal, liberei um IP e o recuperei novamente tranquilamente. Como isso, pude chegar em uma lógica simples e óbvia: Problema no Windows 7 em meu laptop (no ubuntu estava funcionando também).

Ok, então o que faço para resolver? Sinceramente, eu não tenho a mínima ideia, mas vamos por eliminação, e eu garanto que de primeira irei resolver meu problema.

Vamos zerar toda a conexão, se tiver IP fixo, remova, se tiver a rede configurada no gerenciador de redes sem fio do Windows, remova também, então vamos lá.

Removendo o IP Fixo

Marque bem os números que estão configurados em sua conexão de rede (IP, Mascara, Gateway e os dois DNSs), e siga este tutorial.

Removendo a conexão Wireless do Gerenciador

Agora vamos remover a conexão Wireless do Gerenciador de Redes sem Fio do Windows, para isso, siga os passos abaixo:

1 - Abra o menu iniciar;
2 - Abra o Painel de Controle;
3 - Entre em "Rede e Internet" e clique em "Central de Rede e Compartilhamento";
4 - Dentro da "Central de Rede e Compartilhamento", clique em "Gerenciar Redes Sem Fio";
5 - Agora você deve estar vendo todas as redes "SSIDs" e tudo mais das conexões que você já utilizou em seu PC ou laptop, escolha a conexão que está gerando todos os problemas, clique com o botão direito do mouse sobre ela, e selecione a opção "Remover Rede";



O Windows vai mostrar um alerta e você deve confirmar para remover a rede. Depois de remover a rede, feche tudo e reinicie seu computador.

Assim que o computador voltar, tente se conectar à rede (caso tenha IP fixo, volte o número que você removeu anteriormente), se você tiver dificuldades para configurar a conexão novamente, não se preocupe, nós já detalhamos bastante o termo "Conexão Wireless no Windows 7", e você poderá seguir um desses tutoriais.

Mas eu creio que seu problema já deverá estar resolvido!

Tags: Wireless Windows 7


Comentários