Como ter permissão de usuário Root no seu Android - Motorola Quench

Há tempos, falamos sobre o Motorola Quench aqui no TEO, um dos Smartphones com Android mais baratos do mercado. O aparelho tem câmera de 5MP, vem com um cartão SD de 2GB, com o Android 1.5 e tem tela de 3,1 polegadas que conta com resolução de 320 por 480.

Hoje tive a oportunidade de fazer uma "Dissecação" no aparelho e encontrei um pequeno "problema" que acho que várias pessoas já tiveram. Fui tentar instalar um aplicativo do "Market" do sistema, e recebi a seguinte mensagem:

"This program only works on rooted Phones"

Ou seja, a app só iria funcionar se o Quench tivesse a permissão do usuário "root" liberada. O padrão, é que o dono do smartphone não tenha permissão de usuário root, isso é questão de segurança, pois, sem essa permissão o usuário não poderia fazer muita coisa, além do que é permitido.

Então decidi encontrar um meio de ter acesso com o usuário root no aparelho em que estava testando (e encontrei). Depois de algumas pesquisas no Google, encontrei um tutorial bem explicado que mostra como fazer o procedimento passo-a-passo, entretanto, achei que ficou meio complicado para usuários leigos, e aqui no TEO, explicamos tudo o mais detalhado possível, então decidi refazer o mesmo tutorial, só que um pouco mais detalhado para você.

Antes de continuar, leia o que está escrito em letras vermelhas no mesmo tutorial que originou este:

IMPORTANTE: NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS NESSE PROCEDIMENTO, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO. SÓ LEMBRANDO QUE O PROCESSO DE ROOT SÓ FUNCIONA NAS FIRMWARE RETAIL E TIM Blur_Version.0.12.196.MB501.TIM.en.BR

Requisitos

Veja o que é necessário para este tutorial:

1 - Drivers da Motorola para Windows (Linux não precisa):

Windows 32-Bits: Download
Windows 64-Bits: Download

2 - Aplicativos:

Ferramenta ADB do Android para o Windows: Download
Superuser: Download (Opcional)

Instalação

Depois de baixar todos os aplicativos, vamos à instalação.

1 - Primeiramente, descompacte a pasta "Superuser" que você baixou, ela vai gerar uma nova pasta chamada "Superuser" no local em que você descompactar (estou fazendo tudo no desktop);

2 - Depois, copie a pasta "Superuser" descompactada para dentro do cartão de memória do seu Smartphone (/sdcard);

3 - Verifique se a pasta "SuperUser está dentro do SDCARD;

4 - Desconecte o aparelho da USB do computador;

5 - No aparelho: Clique em "Menu" > "Configurações" > "Aplicativos" > "Desenvolvimento", e marque a opção "Depuração USB";

AndroidAndroidAndroidAndroidAndroid

6 - Conecte novamente o aparelho ao computador e escolha a opção "Somente carregar". Isso é muito importante, pois iremos utilizar o sdcard no tutorial, portanto, não deixe que o computador ocupe o dispositivo.

7 - Descompacte a pasta de drivers que você baixou do site da Motorola (USB_Drivers_32_bit_4.6.0.zip ou USB_Drivers_64_bit_4.6.0.zip), e execute o arquivo .msi que está dentro dela.

Note que essa é uma das partes mais importantes do processo, pois iremos instalar os drivers necessários para a comunicação do aparelho com o computador.

Depois de instalar os drivers, reinicie o computador. Agora verifique se tudo apareceu corretamente, para isso, pressione simultâneamente as teclas "Windows + Pause Break" do seu teclado para apresentar a tela "Sistema" do seu sistema operacional, nela, procupe por "Gerenciador de dispositivos";

Dentro do "Gerenciador de dispositivos", marque a opção para "Mostrar dispositivos ocultos" e encontre o driver "Mot Composite ADB Interface". Se este estiver instalado corretamente, continue a seguir este tutorial, caso contrário, não será possível acessar o aparelho.

8 - Agora descompacte o arquivo adb.zip (note que os arquivos estão ocultos dentro da pasta, então vai parecer que ela está vazia) e acesse o mesmo por linha de comando, para isso, faça o seguinte:

Clique em "Iniciar" e digite "cmd" sem aspas no campo de pesquisas ou no comando executar do sistema. Feito isso pressione a tecla "Enter" do seu computador;

Dentro do Prompt de Comando, digite:

cd caminhodapasta

Ou seja, você deve saber exatamente o caminho da pasta para acessar a mesma. Um dica interessante, é que você pode copiar o caminho na barra de endereços do seu Windows. Para isso basta abrir a pasta e copiar o endereço, veja como ficou o meu exemplo (o arquivo está no desktop);

ADB Android

cd C:\Users\Foreba\Desktop\adb>

Outra dica interessante: Segure a tecla SHIFT do seu teclado, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolha a opção "Abrir prompt de comando aqui", veja um exemplo mais detalhado aqui.

9 - Quando estiver dentro dessa pasta, digite:

adb shell

Você vai notar que todo o caminho irá se transformar em um "$", isso significa que você está dentro do smartphone.

10 - Confirmado que você está dentro do aparelho, digite o seguinte comando:

su

ATUALIZAÇÃO: Caso o sistema retorne algum erro de permissão negada, será necessário instalar o Superuser neste momento.

Você vai notar que o cursor mudou novamente para "#";

Então vamos remontar o diretório "system" do aparelho para liberar a escrita. Para isso digite:

mount -o remount,rw -t yaffs2 /dev/block/mtdblock6 /system

11 - Agora, vamos navegar até a pasta "Superuser" que colocamos dentro do cartão SD no início deste tutorial. Vamos fazer isso por linha de comando, para isso digite:

cd /sdcard/Superuser/bin

12 - Agora substituímos o arquivo "su" da pasta "system/bin", para isso digite:

dd if=su of=/system/bin/su

13 - E damos permissão para este arquivo:

chmod 4755 /system/bin/su

Comandos

14 - Agora você deve ir ao "Market" do Android (no aparelho mesmo), e baixar o gerenciador de arquivos "ASTRO File Manager", para isso basta pesquisar por este nome dentro da loja, o aplicativo é gratuito.

Depois de baixar e instalar este aplicativo, basta abrir o mesmo, navegar até a pasta "sdcard" do seu Motorola, entrar na pasta "Superuser", abrir a subpasta "Bin" e instalar o aplicativo "Superuser" (que tem um ícone como um jogo da velha verde);

ASTRO File Manager

Feito isso, volte no seu computador, e digite o comando reboot, para reiniciar o aparelho;

Terminado este processo, entre no "Market" do aparelho, procure pela app "screenshot" (o tal que só funciona em aparelhos com permissão de root), instale em seu dispositivo e tente tirar alguma screenshot do seu Quench, provavelmente irá funcionar. Para verificar se deu certo, basta entrar no seu Cartão SD, verificar dentro da pasta "screeshots" e encontrar a imagem que você tirou.

Tags: Permissão Usuário Root Android Motorola Quench


Comentários