Como colocar IP fixo ou automático no Windows 7

Hoje eu decidi iniciar com uma série de tutoriais básicos sobre configurações no Windows 7, já que o sistema é um sucesso desde seu lançamento no Brasil, você pode aprender mais sobre com ele.

Ao longo dos dias, eu vou publicando postagens sobre alguma parte do sistema, mas desde já, quero deixar claro, que são postagens muito básicas mesmo, só mostrando onde está cada função e como alterar.

Não quero usar muitos termos técnicos para não atrapalhar o entendimento dos usuários principiantes, pois as postagens serão voltadas para eles.

Então, antes que você pare de ler este post, vamos ao primeiro tutorial da série "Básico no Windows 7"

Tutorial

Na primeira postagem da série "Básico no Windows 7", vou mostrar como colocar o seu IP de modo "Fixo" ou como na maioria dos casos, de modo "automático" (via DHCP).

Você deve saber se o seu IP será usado de modo Fixo ou automático, sabendo disso, vamos às configurações:

Clique em "Iniciar" (Start) e depois em "Painel de controle" (Control Panel)

Iniciar, Painel de Controle

Com o "Painel de controle" aberto, clique em "Rede e Internet" (Network and Internet).

Painel de Controle do Windows 7

Dentro da janela que abriu, clique em "Central de compartilhamento de rede" (Network and Sharing Center).

Central de compartilhamento de rede Windows 7

Dentro da Central de compartilhamento, clique em "Modificar configurações dos adaptadores" (Change Adapter Settings) - Desculpe pela tradução, o meu sistema está em inglês.

Change adapter settings

Neste ponto, se todos os drivers das placas de rede ou wireless que você tem em seu computador já foram instalados, você deve estar vendo todas as conexões que existem no seu sistema. No meu caso (imagem abaixo), eu tenho três conexões em meu computador, a primeira "Local Area Connection", é a conexão local, mais fácil dizer "A placa de rede", que pode ser conectada via cabo. A segunda "VirtualBox host-only Network", é uma conexão que foi criada pelo programa VirtualBox, este programa cria uma maquina virtual para que você possa instalar outro sistema dentro do Windows, eu já falei sobre ele. A conexão é simplesmente para que a Internet e a rede funcione dentro da maquina virtual. A terceira conexão "Wireless Network Connection", é a conexão de rede sem fio (a que eu uso em minha residência).

Todas as conexões de rede

Para alterar o IP de cada uma das conexões, vamos fazer o seguinte: Clique com o botão direito do mouse sobre a conexão que deseja alterar e depois clique em "Propriedades".

Propriedades e uma conexão de rede

Dentro das "Propriedades da conexão", escolha a opção, "Protocolo de TCP/IPv4", e clique em "Propriedades", não se preocupe com as outras opções, eu vou falar sobre elas em novas postagens.

Protocolo de rede

Agora você chegou no local onde queria, é neste local que você coloca o IP de modo automático ou fixo. Por padrão, o sistema vem com o IP automático configurado, caso queira colocar um IP manualmente, clique em "Usar o seguinte endereço IP" e coloque o IP que o seu provedor ou administrador libera pra você conectar à Internet ou à rede local.

O IP da imagem abaixo é apenas uma demonstração, configure o sistema de acordo com as suas necessidades.

IP de demostração

Depois que você colocou o IP, confirme tudo, clicando em "OK" nas duas janelas que estão abertas.

Pronto, agora você aprendeu um pouco mais sobre a configuração de IP no Windows 7, não perca as próximas postagens da série "básico no Windows 7"

Tags: Windows 7 Windows Tutoriais Como Habilitar


Comentários