Removendo programas da inicialização no Windows 7
Postado por Luiz Otávio em 22/04/2010 às 12:55:25 na categoria Tutoriais Windows
Aprenda a retirar os programas que criam uma linha "startup" no registro do seu sistema e fazem com que o mesmo demore para iniciar.
Já reparou que depois que você instala certos programas, toda vez que você inicia o sistema operacional (no caso o Windows 7), eles aparecem ao lado do relógio?

Esses programas fazem com que o sistema demore um pouco mais para ser iniciado, sendo que para ser iniciado por completo, ele deve aguardar todas as inicializações que estão configuradas no "msconfig" e na pasta "Run" do registro.
E, se você não sabe, com exceção do seu antivírus, nenhum outro programa precisa iniciar junto com o seu sistema, isso pode ser feito manualmente, dando dois cliques sobre o ícone do programa desejado. (é claro que toda regra tem sua exceção).
Sendo assim, siga todos os passos abaixo para remover os programas da inicialização do seu Windows7.
Postagens anteriores
Caso tenha tenha alguma dúvida a respeito de outras funções, leia as postagens anteriores, talvez você encontre o que procura, se não encontrar, de a sua sugestão para novas postagens deixando o seu comentário.
- Modificando o Desktop no Windows 7 - Área de trabalho
- Como colocar IP fixo ou automático no Windows 7
- Como alterar o nome ou grupo de trabalho - Para redes no Windows 7
- Como modificar o idioma do Windows 7
- Como colocar senha no administrador do Windows 7
- Como habilitar a conta Administrador no Windows 7
- Criando um CD ou DVD de recuperação do Windows 7
- Como restaurar o sistema a partir de um ponto de restauração
- Como criar um ponto de restauração no Windows 7
- Aprenda como instalar Windows 7
Msconfig
Este comando, é muito utilizado por técnicos e/ou usuários avançados dos sistemas da Microsoft, só que não precisa ser nenhum especialista, para remover programas da inicialização com este utilitário.
Dica: Sempre crie um ponto de restauração do sistema antes de trabalhar com as configurações abaixo.
Para utilizar o comando Msconfig, siga os passos abaixo:
1º passo: Abra o menu "Iniciar", digite "msconfig" (sempre sem aspas) no campo de buscas e pressione a tecla "Enter".

Com isto, uma nova janela chamada "Utilitário de configuração do sistema" deverá ser aberta.
2º passo: Dentro da nova janela que abriu, clique em "Startup" (Inicialização ou Iniciar em português).

As descrições da janela você pode ver abaixo:
Startup item: O item que está marcado será iniciado junto com o sistema operacional
Manufacturer: Quem fabricou o programa
Command: Normalmente é o comando usado para iniciar o programa (também serve para verificar onde o programa está)
Location: Mostra a linha do registro ou a pasta em que o programa está instalado.
Date Disabled: Mostra quando o programa foi desativado.
Existem mais duas opções abaixo, "Enable all" (Marca todos os programas), "Disable all" (desmarca todos os programas).
3º passo: Para que o programa não inicie junto com o Windows 7, desmarque a caixa de seleção que está do lado do nome dele na sessão "Startup item", clique em "OK" e reinicie o sistema, quando você iniciar o Windows 7, vai aparecer uma caixa informativa, dizendo que você fez alterações no Utilitário de configuração e mais algumas informações. Para que ela não apareça mais, clique em "Não mostra mais essa mensagem..." e clique em "OK".
Isso remove os programas da inicialização do Windows 7, você ainda pode fazer as mesmas alterações pelo registro e isso é o que você vai aprender no tutorial abaixo.
Removendo programas da inicialização pelo registro
Dica:Faça um backup do seu registro antes de fazer as configurações abaixo Para abrir o registro do Windows, siga os passos abaixo:
1º passo: Clique em "iniciar", digite "Regedit" (sempre sem aspas) no campo de buscas e pressione "Enter".

2º passo: Navegue nas pastas do registro citadas abaixo:
- HKEY_LOCAL_MACHINE
- SOFTWARE
- Microsoft
- Windows
- CurrentVersion
- Run
O caminho completo é HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run.
3º passo: Exclua os valores que estão no painel à direita (O que for excluído, não vai mais iniciar junto com o sistema).

Caso queira voltar o sistema para o modo em que estava antes, faça o seguinte
- Restaure a partir do ponto de restauração que você criou
- Restaure o backup do registro
- Entre no msconfig e marque tudo o que você desmarcou
Pronto, agora você retirou os programas da inicialização do Windows 7.
Não perca as próximas postagens da série "Básico no Windows 7".
Mais sobre: Windows 7 Windows Tutoriais Como Habilitar
Mais sobre "Tutoriais Windows"
Comentários
Deixe a sua opinião, recado ou dúvida abaixo:
Comentar usando o facebook
Saulo Leite disse:
Em 01/08/2012 às 01:11:11
Valel cara muito bom esses tutoriais windows Blz
Mario disse:
Em 27/08/2012 às 17:32:20
Boa tarde, estou com o seguinte problema: ao clicar no Iniciar do Win7, na caixa de dialogo de pesquisa, não aparece nada, más se digitar qualquer coisa ele busca, mesmo não aparecendo o texto, parece que a fonte e branca por isso não aparece, não sei como resolver, já pesuisei bastante e não ví nada igual até hoje.
Muito obrigado pela atenção. Parabéns pelas dicas.












Carlos França disse:
Em 09/12/2011 às 16:10:54
Muito obrigado pelo ensino prático, objetivo e sumamente solidário com pessoas que precisam aprender com você. Pessoas como você tornam a internet melhor a cada dia! Muitíssimo obrigado!
Responder para Carlos França | Denunciar