Nenhum produto encontrado nessa seleção.
Operadores em Javascript não são uma novidade se você está seguindo a nossa série de artigos sobre a linguagem. Apesar de eu não ter falado (leia-se: escrito) especificamente sobre eles, venho postando vários exemplos que têm operadores, principalmente o operador de atribuição (=), que está presente em praticamente todos os nossos exemplos anteriores. Porém, é necessário que você entenda como eles funcionam e como utilizá-los para criar suas aplicações JS.
Em Javascript existem vários tipos de operadores, como os lógicos, aritméticos, de strings, de atribuição, unários, de comparação, bit a bit, além de alguns outros. Cada um desses operadores pode ser utilizados tanto com valores explícitos como com variáveis (até funções e objetos), para somar, subtrair, comparar e milhares de outras funções que vão dar lógica e fluxo à sua aplicação.
Operadores em Javascript
O primeiro operador que você deve ter percebido em nossos exemplos, foi o sinal de igual (=), um operador de atribuição:
var cadeMeuValor = "Estou Aqui";
Este operador funciona conforme estamos acostumados a ver em qualquer lugar, o item da esquerda recebe o valor da direita por atribuição, ou resumindo: isso é igual a aquilo e ponto (e vírgula no caso).
Você pode atribuir praticamente o que quiser à sua variável, como mostro abaixo:
var minhaString = "Uma string"; var outraVariável = minhaString; var ambosOsValores = outraVariável + ' uma string'; var umaFunção = func(); var umArray = new Array();
E assim por diante.
Depois de atribuir um valor para uma variável, dependendo das propriedades desse valor é possível utilizá-las com a variável que as recebeu. Por exemplo: se eu criar um array em Javascript atribuindo seu valor para uma variável, eu posso (e devo) acessar as chaves desse array utilizando o nome da variável.
// Atribui o valor do array à variável var meuArray = new Array(); // Atribui um valor qualquer em uma chave do array meuArray[0] = 'Qualquer valor'; // Exibe o valor da chave 0 do array como um alerta alert( meuArray[0] );
Veremos arrays posteriormente nessa série de artigos sobre Javascript, por agora vejamos os demais operadores.
Operadores aritméticos
Se você gosta de matemática aqui é seu lugar em Javascript, você pode fazer qualquer tipo de conta que quiser com os operadores aritméticos + (sinal de mais), – (sinal de menos), / (sinal de divisão), * (sinal de multiplicação) e % (o resto da divisão). Exemplo:
var resultado = 1 + 1; // 2 var a = 2; var b = 4; var c = a * b; // 8
Além disso, você também pode fazer várias contas em uma mesma linha. Por exemplo:
var d = e + f + g;
Porém, os operadores de multiplicação (*), divisão (/) e resto da divisão (%) têm precedência sobre os operadores de adição (+) e subtração (-), exemplo:
var c = 3 + 2 / 2 - 1;
O resultado da conta acima da 3. A lógica é 2 / 2 = 1, 3 + 1 – 1 = 3.
Para mudar isso você pode utilizar parênteses para fazer o cálculo entre os resultados das somas (ou as contas que deseja fazer primeiro), por exemplo:
// Agora o resultado é 5 var c = ( 3 + 2 ) / ( 2 - 1 );
Outro ponto interessante é que, com exceção do operador de adição (+), não é possível somar tipos de dados string com tipos de dados numéricos, por exemplo:
var c = 'a' * 2;
Isso gera um valor NaN, ou melhor, não é um número válido em Javascript.
Sei que é meio óbvio, mas eu tinha que falar.
Concatenação
A exceção à regra é que quando utilizamos o operador de adição (+) entre uma string e um valor numérico. Neste caso temos uma concatenação (junção) dos valores, exemplo:
var c = 'a' + 2; // Agora o valor será a2
Concatenação é bastante útil em Javascript, você vai utilizar isso demais posteriormente.
Veja um exemplo útil para unir o valor de várias variáveis:
var a = 'Meu '; var b = 'nome '; var c = a + b + 'é Luiz.'; // Resultado de c: Meu nome é Luiz alert( c );
Operadores unários
Os operadores unários são operadores que podem ser de incremento, decremento e valores negativos:
- ++ *dois sinais de adição) Incrementa 1 ao operando
- — (dois sinais de subtração) Diminui 1 do operando
- – (um sinal de subtração) Representa um valor negativo
Veja alguns exemplos
// Atribui o valor 1 var a = 1; // Transforma a (1) em negativo (-1) var b = -a; // Incrementa 1 ao valor de a (-1) b++; // Resultado é 0 alert( b );
Mais um exemplo:
// Atribui o valor 333 var a = 333; a--; // Resultado é 332 alert( a );
Os valores de incremento e decremento podem ser anteriores, ou posteriores, ou seja, podem vir antes ou depois do variável a ser incrementada ou decrementada.
a++; ++a;
A diferença neste caso é que se você utilizar o operador unário antes da variável, seu valor será ajustado antes do resultado ser atribuído, e se o utilizar após a variável, o resultado é atribuído e só depois o valor da variável será ajustado.
var a = 1; var b = ++a; // Valor de a e de b é 2 var c = a++; // Valor de c é 2, mas de a agora é 3
Operador de atribuição + Operador aritmético
Você também pode juntar o operador de atribuição com um dos operadores aritméticos, por exemplo:
var a = 2; a += 1; // 3 a *= 2; // 6 a /= 1; // 6 a -= 1; // 5
Neste caso seria o mesmo que fazer isso:
var a = 2; a = a + 1; // 3 a = a * 2; // 6 a = a / 1; // 6 a = a - 1; // 5
Concluindo
Além dos operadores descritos neste artigo, você também pode ler a tabela encontrada em JavaScript – Operadores – MSPC, muito útil para aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
Seguem mais alguns links que falam sobre Operadores Javascript (gringos):
- W3Schools – Javascript Operators
- MDN – Expressions and Operators – Javascript
- MSDN – Javascript Operators
Outras aulas
Se você perdeu a aula anterior, segue o link:
Próxima aula:
Caso queira visualizar todas as aulas dessa sessão em ordem cronológica invertida: