Aprender Javascript

Aprender JavaScript pode ser um pouco complicado para iniciantes que compram livros e tentam desvendar alguns mistérios sozinhos em casa, acredite em mim, já passei por isso também. Por esse motivo, resolvi escrever vários tutoriais detalhando o básico de tudo o que você pode encontrar na linguagem, desde criar seu arquivo JavaScript (.js) e adicioná-lo em um arquivo HTML, até criar requisições avançadas, como a utilização de XMLHttpRequest (Ajax) e JSON, para transitar dados entre o servidor e o computador do cliente.

Você pode estar se perguntando: “Qual a diferença entre comprar um livro e ler em casa, e ler artigos em um blog?” Na verdade nenhuma, a dificuldade vai ser a mesma, porém, aqui você pode utilizar o sistema de comentários para perguntar o que tiver dúvidas. Se estiver ao nosso alcance, vamos ajudar e explicar o que você estava fazendo de errado. Além disso, você também pode ajudar outras pessoas que tenham dúvidas que você já conseguiu resolver. É uma via de mão dupla!

Outro ponto interessante, são os links para artigos interessantes para seu aprendizado, é só clicar e ler.

O que é necessário para aprender JavaScript?

Antes que você inicie seu aprendizado sobre JavaScript, é necessário que você tenha conhecimentos básicos sobre HTML e CSS. CSS não é um requisito muito importante para o início, no entanto, quando formos trabalhar com os estilos de elementos do DOM, você vai precisar entender sobre as propriedades CSS.

Para sua sorte, temos alguns artigos que vão introduzir você ao HTML e CSS. Abaixo segue o link para a primeira aula:

No final de cada artigo tem o link para dar seguimento ao seu aprendizado, você vai ver!

Então, vamos aprender Javascript?

Serão 20 aulas, onde falamos de praticamente tudo o que você precisa saber sobre JavaScript. É claro que não da para falar sobre todas as partes da linguagem, porém, deixamos links onde você vai encontrar mais informações sobre determinadas áreas.

Os links para todas as aulas estão abaixo:

  1. Javascript: Uma breve introdução: Esta é a primeira aula, e iremos guiar você por todas as etapas, como criar um arquivo JS, adicionar ao arquivos HTML e mais…
  2. Tipos de dados e variáveis em Javascript: Aqui falaremos sobre tipos de dados e variáveis em JavaScript. Abordaremos todas as áreas relacionadas com ambos.
  3. Variáveis e operadores em Javascript: Nessa aula vamos ver operadores em JavaScript. Essa é a hora para combinar variáveis com operadores aritméticos e unários.
  4. Estruturas condicionais Javascript: Estruturas condicionais JavaScript são responsáveis por alterar o fluxo da sua aplicação através de condições. Vamos falar exclusivamente sobre estruturas condicionais nessa aula.
  5. Laços em Javascript (While, Do While, For): Laços em Javascript, também chamados de Loops, servem para automatizar processos baseados em condições. Nessa aula vamos falar sobre eles: for, while e do while.
  6. Objetos nativos Javascript (String, Number e Boolean): Objetos nativos Javascript são objetos que envolvem tipos primitivos de dados (String, Number e Boolean). Aqui veremos tais objetos e suas propriedades.
  7. Trabalhando com expressões regulares em Javascript: Expressões regulares em Javascript (ou em qualquer linguagem de programação) são essenciais para encontrar e/ou substituir partes de uma string. Saiba mais!
  8. Objeto Date em Javascript (Datas): O Objeto Date em Javascript permite manipular datas de várias maneiras, como dia, mês, ano, hora, minutos, segundos, etc… Aprenda mais sobre datas em JS nessa aula.
  9. Objeto math em Javascript (Matemática avançada): O Objeto math em Javascript não é voltado para aritmética básica, não faz adição e subtração, porém, trabalha com valores bastante avançados. Acesse e confira.
  10. Objeto array em Javascript – Trabalhando com arrays: Nessa aula vamos falar sobre arrays em Javascript, que nos dão possibilidades de salvar e manipular todos os tipos de dados em seus índices.
  11. Funções em Javascript: Funções em JavaScript são importantes para a criação de aplicações mais modernas. Elas são fundamentais e permitem a reutilização de código. Veja…
  12. Eventos em Javascript: Neste artigo você vai aprender a capturar e manipular eventos em JavaScript para todos os navegadores, IE, Firefox, Safari, Chrome, Opera e demais. Confira!
  13. Validando formulários em Javascript: Validação de formulários em JavaScript é a tática mais utilizada para garantir a confiabilidade dos dados enviados por usuários para sites. Veja o quanto é interessante.
  14. Entendendo o BOM em Javascript (Browser Object Model): BOM em Javascript (Browser Object Model) é uma convenção específica do navegador que trata de todos os objetos da página. Aprenda mais sobre o BOM nessa aula.
  15. Cookies em Javascript: Cookies em JavaScript não são os biscoitos que a vovó faz, mas, uma excelente forma para salvar dados no lado cliente com data para expiração. Você vai precisar disso um dia, confira!
  16. O DOM e Javascript – Manipulando a página HTML: O DOM e Javascript (além de HTML e CSS), são a combinação perfeita para criar páginas com animações. Aprenda mais sobre como manipular o DOM com Javascript.
  17. Combinando CSS e Javascript para manipular HTML: Combinar CSS e Javascript com HTML é uma maneira de criar páginas HTML dinâmicas (DHTML), com efeitos, itens ocultos e muito mais. Aprenda mais nessa aula.
  18. Criação de objetos personalizados Javascript: Neste artigo você verá como criar objetos personalizados JavaScript, uma linguagem orientada a objetos que trabalha com prototipação, em vez de classes.
  19. Ajax em Javascript: Já imaginou carregar conteúdo, enviar formulários e buscar dados na base de dados sem recarregar a página? Então você precisa ler isso!
  20. Ajax e JSON utilizando Javascript puro: Ajax e JSON em JavaScript são uma combinação perfeita para troca de dados entre o cliente e o servidor. Aprenda como combinar Ajax e JSON em Javascript.

Lembre-se: Se tiver dúvidas, basta questionar utilizando o sistema de comentários de cada um dos artigos acima, vamos responder o mais rápido possível.

Se você é um desenvolvedor avançado, tire um tempo para ler esses artigos, eles podem ter algo que tenha passado despercebido por você, ou você pode até encontrar erros que tenham passados despercebidos por nós. Nosso intuito é sempre o melhor possível, trazer conhecimento para todos por uma web melhor!

Por fim, se quiser me pagar um café:

Muito agradecido.