Como mover o WordPress outra pasta do servidor

Em nosso último artigo, explicamos como instalar o WordPress do zero em qualquer servidor, ou mover uma instalação antiga para um servidor novo. Porém, há casos em que você precisa simplesmente mover o WordPress outra pasta do servidor em que ele está instalado, algo que, felizmente, não é complicado.

Este tutorial funciona tanto para novas instalações quanto para instalações antigas do WordPress, no entanto, você precisa seguir exatamente a ordem dos itens listados no passo a passo, caso contrário, terá que entrar na base de dados e alterar os dados manualmente.

Movendo o WordPress outra pasta do servidor

Para este tutorial, baixei os arquivos do Tutsup (que roda sobre WordPress) e instalei em meu computador local, para não correr riscos de atrapalhar o servidor que está em produção. Vou fazer os mesmos passos que descrevo no tutorial a seguir. Em caso de erros, descreverei o motivo e mostrarei como fiz a correção.

O motivo de eu não utilizar uma instalação nova do WordPress é criar um cenário mais próximo da realidade das pessoas. Normalmente, a maioria dos erros que temos quando movemos uma instalação de WordPress para outra pasta do servidor, ou para um servidor novo, vem dos plugins instalados. Por isso, vou deixar todos os meus plugins ativos e veremos o que acontece.

Então vamos lá, em caso de dúvidas, basta comentar ao final do artigo.

Passo 1: Crie a nova pasta que irá receber os dados do seu WordPress em qualquer local acessível do seu servidor. Para este exemplo, vou criar uma pasta chamada "novo" na própria raiz, onde os arquivos do WordPress estão.

Nova para para o WordPress

Passo 2: Agora vou COPIAR (não mover) todos os meus arquivos do WordPress para dentro dessa nova pasta.

Copiar todos os arquivos antigos para a nova pasta

Passo 3: Agora é necessário que você altere uma opção dentro da área administrativa do seu WordPress. Para isso, acesse "Opções" – "Geral", e altere Endereço do WordPress (URL) para o endereço da nova pasta onde estão os arquivos do WordPress.

Alterar o endereço do WordPress

Observação: Assim que você guardar as alterações, verá um erro estranho, ou o WordPress irá pedir para que você faça login novamente. Não faça isso, vamos terminar a configuração primeiro.

Passo 4: Abra o arquivo index.php da pasta antiga do WordPress (normalmente a raiz) e altere a seguinte linha:

/** Loads the WordPress Environment and Template */
require( dirname( __FILE__ ) . '/wp-blog-header.php' );

Perceba onde está /wp-blog-header.php, você deve incluir uma barra (/) e o novo nome da sua pasta. Para meu exemplo ficou assim:

/** Loads the WordPress Environment and Template */
require( dirname( __FILE__ ) . '/novo/wp-blog-header.php' );

Passo 5: Agora apague todos os arquivo da raiz do seu servidor, menos a nova pasta, o arquivo index.php e o arquivo .htaccess.

Todos os arquivos da raiz

Passo 6: Acesse a nova pasta e apague o arquivo index.php e o arquivo .htaccess (o contrário do que você fez anteriormente).

Apague o arquivo index.php e .htaccess

Passo 7: Neste ponto, sua instalação de WordPress já deve estar funcionando novamente. Em meu caso, tive um problema com o plugin WP Super Cache, para resolver, basta acessar a área administrativa, plugins, e desativar o WP Super Cache. Assim que você ativá-lo novamente, terá oportunidade de fazer a configuração sem erros.

Passo 8 (Observações finais): Agora sua área administrativa não é mais acessada pelo endereço www.seusite.com/wp-admin, mas da seguinte maneira: www.seusite.com/nova_pasta/wp-admin. Caso não consiga acessar os links dos seus artigos, acesse as "Opções" da sua área administrativa, clique em "Ligações permanentes", e simplesmente salve os dados sem alterar nada, o arquivo .htaccess será atualizado quando você fizer isso e todos os seus links voltarão a funcionar.

Vídeo: Como mover o WordPress outra pasta do servidor

Também criei um vídeo, onde faço todo o passo a passo descrito no tutorial acima. Você pode assisti-lo abaixo:

Em caso de dúvidas, basta deixar um comentário.