Se você seguiu nosso tutorial detalhando “Como criar um tema WordPress“, provavelmente já deve ter algo pronto e funcionando em seu computador. Mas e agora? Como mostrar seu tema para o mundo e talvez até começar a trabalhar com desenvolvimento de temas para o CMS?

O melhor local para criar um showcase dos temas que você desenvolve é, sem dúvidas, o diretório de tema do WordPress. Lá você vai encontrar milhares de temas gratuitos em vários formatos diferentes, existe um tema para cada tipo de gosto.

Porém, não é apenas criar seu tema, enviar o código e esperar a fama. Você deve seguir algumas regras antes de qualquer coisa.

Neste tutorial vou detalhar o que fazer para criar um tema no padrão de todos os outros temas do WordPress. Você poderá enviar tudo o que você criar para o diretório de temas do CMS, além de garantir que seu código seja criado no padrão e sem erros.

Revisão de tema WordPress

Siga os passos abaixo para revisar seu tema.

WP_DEBUG

A primeira coisa que você deve fazer para verificar se seu tema está no padrão e não contém erros, é modificar a constante WP_DEBUG no seu wp-config.php. Por padrão, essa constante tem o valor false, e ela previne que o WordPress mostre os erros do PHP.

Para ativar o modo debug, você precisa modificar seu valor para true.

define('WP_DEBUG', true);

Agora você vai ver qualquer erro que seu código apresentar.

Unidade de testes

Em seguida, será necessário adicionar conteúdo ao seu tema, como artigos, categorias, usuários, comentários e coisas do tipo. Felizmente, você não precisa fazer isso manualmente, basta baixar a unidade de testes de tema e importar para seu WordPress.

Se não sabe como fazer isso, aqui vai:

  1. Baixe a unidade de testes;
  2. Acesse sua área administrativa (wp-admin);
  3. Acesse “Ferramentas” – “Importar”;
  4. Escolha “WordPress”;
  5. Selecione a unidade de testes e faça o Upload;
  6. Opcional: Tente marcar a caixa para baixar as imagens (nem sempre da certo, mas tente)

Com isso você terá uma unidade de testes robusta, com todas as tags HTML, artigos com imagens, comentários e tudo mais.

Theme-Check

Se você acha que seu código está em perfeitas condições, provavelmente este plugin vai lhe mostrar o contrário.

Theme-Check é um plugin que faz um review no seu tema procurando por qualquer coisa que não esteja no padrão. Ele vai mostrar onde existem erros, qual arquivo o erro foi apresentado, e a possível solução.

Não é possível enviar temas para o diretório do WordPress se ele tiver qualquer aviso de “Required” ou “Warning”.

Theme-Check

Theme-Check

Padrão de codificação do WordPress

Apesar de termos falado sobre tudo isso aqui no Tutsup, é obrigatório que você siga os padrões de codificação do WordPress em todas as partes do seu código.

Caso tenha perdido, segue o link para o artigo:

Mais detalhes sobre tema WordPress

Além de tudo o que foi descrito anteriormente, não deixe de ler o Theme Review do Codex. Além disso, se você tiver perdido qualquer informação sobre temas WordPress, veja todos os artigos que criamos até agora:

Se você seguir todas as dicas acima, com certeza se dará bem no desenvolvimento de temas para WordPress.

Concluindo

O Tutsup oferece serviços e informativos sobre a maioria dos assuntos relacionados com programação em PHP, JavaScript, HTML, CSS. Também oferecemos milhares de tutoriais para WordPress, além de alguns temas e plugins gratuitos.

Mas também oferecemos um serviço exclusivo para a criação de temas WordPress personalizados. Caso tenha interesse, entre em contato.