Como converter apenas o áudio de um vídeo

Se você deseja converter apenas o áudio de um vídeo, está no lugar certo, porém, vamos utilizar alguns truques para conseguir atingir o nosso objetivo.

Na verdade, eu não encontrei um programa que fizesse apenas a conversão do áudio sem mexer no vídeo original, porém, podemos combinar alguns programas para isso.

A ideia é a seguinte: Utilizaremos o Handbrake para focar apenas no codec de áudio. Este software também fará a conversão do vídeo, porém, vamos utilizar as configurações mínimas para que a conversão seja mais rápida.

Após a conversão, teremos dois vídeos: o original e outro vídeo com qualidade muito ruim e áudio convertido. Para finalizar, utilizaremos o mkvmerge para o seguinte:

  • Remover o áudio do vídeo original;
  • Remover o vídeo ruim do arquivo convertido;
  • Remover qualquer coisa que seja desnecessária de ambos os arquivos;
  • Exportar um novo arquivo com o vídeo do arquivo original, o áudio do arquivo convertido e, se necessário, alguma legenda SRT (SubRip);

Vale lembrar que este é o processo que eu utilizo em minhas conversões. Se você conhecer um modo mais simples, indique nos comentários.

Então vamos lá!

Downloads necessários

Como vamos utilizar o Handbrake e o Mkvmerge, vamos precisar fazer o download de ambos os softwares.

Para baixar o Handbrake, clique no link abaixo:

Observação: Você também pode seguir um tutorial que criei recentemente para utilizar o Handbrake.

Para baixar o mkvmerge clique no link abaixo:

Não se esqueça de instalar os dois softwares no seu computador para continuarmos.

Conhecendo o arquivo original

Antes de qualquer coisa, é importante que você conheça o arquivo do seu vídeo original caso ele tenha mais de um áudio, pois, você pode acabar convertendo o áudio errado, perdendo seu tempo.

Minha dica para que você saiba qual é a posição do áudio que você deseja converter é simples: Abra o arquivo de vídeo com o VLC, por exemplo, e veja a posição do áudio enquanto assiste um pedaço do vídeo.

Áudios de um arquivo de vídeo

Áudios de um arquivo de vídeo

A ordem dos áudios será a mesma em qualquer programa que você utilizar.

O exemplo acima é o arquivo do filme do Bluray “Annie“. Tal arquivo trás uma trilha de vídeo, seis trilhas de áudio e seis trilhas de legenda, portanto, é muito simples se confundir no meio de tantas trilhas.

Para minha conversão, preciso da primeira trilha de áudio apenas, as demais posso descartar. Talvez você precise de outra trilha que não a primeira, neste caso você vai precisar escolher o áudio que deseja na hora da conversão. Vou detalhar isso posteriormente nesse tutorial.

Convertendo “apenas o áudio” com o Handbrake

Depois de descobrir a posição do áudio que você precisa, abra o Handbrake e arraste seu arquivo de vídeo original para a opção Source:

Handbrake - Source

Handbrake – Source

No meu caso, o arquivo do filme que está dentro do Bluray é o “00001.m2ts”.

Selecionando as opções

Agora vamos remover o máximo do vídeo que pudermos para que a conversão não demore muito, então siga as imagens abaixo:

Vamos diminuir o tamanho

Vamos diminuir o tamanho

E remover toda a qualidade do CODEC de vídeo

E remover toda a qualidade do CODEC de vídeo

Ou seja, vamos converter o CODEC de vídeo também, mas como vamos focar apenas no áudio, removemos toda a qualidade do vídeo.

Configurando o áudio de saída

Agora sim, vamos colocar o melhor áudio possível no nosso arquivo convertido, então clique na aba “Áudio” e vamos lá.

A primeira coisa que você vai perceber, é que o Handbrake já seleciona alguns áudios para você. No meu caso, eu clico no “X” vermelho na lateral, para remover todos:

Remover áudios pré-selecionados

Remover áudios pré-selecionados

Agora com a tela limpa, podemos clicar em “Add track” para selecionar o áudio que queremos. Após o clique, o Handbrake vai adicionar o áudio principal novamente, você precisará modificar a opção “Source” para escolher o áudio que você deseja:

Escolha o áudio que deseja

Escolha o áudio que deseja

Para o CODEC, eu sempre utilizo AAC (avcodec). O Bitrate pode variar, pois depende do áudio do arquivo original. Neste caso, tenho um áudio DTS com bitrate bem elevado, então vou configurar as melhores opções possíveis para o codec AAC.

Além disso, o áudio original tem 5.1 canais, portanto, também devo selecionar 5.1 no Handbrake.

AAC, 1536, 5.1, 48, Inglês

AAC, 1536, 5.1, 48, Inglês

O CODEC neste caso depende do motivo pelo qual você está convertendo o arquivo, por exemplo, eu sempre converto o áudio DTS-HD ou DTS para AAC, porque todos os meus dispositivos eletrônicos são compatíveis com AAC, pode ser que seu motivo seja diferente do meu e você precise de outro CODEC.

Depois que você terminar a configuração, simplesmente clique em “Start”;

Iniciando a conversão

Iniciando a conversão

Dependendo do tamanho do arquivo original, essa conversão pode levar algum tempo, portanto, não precisa ficar aguardando na frente do seu computador.

Mas olhe pelo lado bom, se você fosse converter o arquivo de vídeo na resolução máxima e com qualidade, levaria mais do triplo do tempo.

Juntando/Removendo áudio e vídeo com o mkvmerge

Agora que temos dois arquivos separados, um com o CODEC de vídeo desejado, outro com o CODEC de áudio desejado, podemos adicionar ambos no mkvmerge e remover o que é desnecessário.

Minha dica é que você faça um por vez, assim fica menos confuso para você.

Abra o “mkvmerge” em “Iniciar / Programas / MKVToolNix / mkvmerge GUI” e arraste o vídeo original para sua tela inicial:

Vídeo orignal no mkvmerge

Vídeo orignal no mkvmerge

Como você pode ver na imagem acima, não preciso de nada do arquivo original além do CODEC de vídeo, então desmarque tudo o que não for necessário.

Agora arraste o arquivo convertido e desmarque tudo, deixando apenas o áudio convertido.

Arquivo convertido (áudio)

Arquivo convertido (áudio)

Se precisar de uma legenda, arraste-a para a tela do mkvmerge também.

Legenda

Legenda

Pronto, agora é só clicar em “Start muxing” e esperar a criação do novo arquivo convertido na mesma pasta do seu arquivo original.

Vídeo tutorial

Como é um processo meio complexo, criei um vídeo tutorial para detalhar tudo o que você precisa fazer. Assista abaixo:

Espero que tenha ajudado.