Como extrair legendas de arquivos MKV ou M2TS

Extrair legendas de um arquivos como MKV ou M2TS é bastante simples se você tiver as ferramentas adequadas, por exemplo o MKVExtractGUI2 que é um programa que pode extrair qualquer coisa de qualquer arquivo MKV, incluindo áudio, vídeo, legendas, etc.

Ele é um aplicativo bem simples para ser utilizado, porém, só funciona com arquivos MKV. Para resolver este problema, se o seu arquivo original tiver o formato M2TS, utilize nosso tutorial “Converta arquivos para MKV com o mkvmerge GUI” para convertê-lo para MKV sem alterar a estrutura dos CODECs de áudio, vídeo e legenda.

Nesse tutorial você vai aprender a extrair legendas de arquivos com o MKVExtractGUI2, portanto, baixe o aplicativo no link abaixo:

Este é um arquivo portátil, portanto, não requer instalação no computador.

Extraindo a legenda

Após abrir o MKVExtractGUI2, arraste o arquivo MKV para a tela principal do mesmo:

MKVExtractGUI2

MKVExtractGUI2

Em tracks, você vai ver todos as trilhas que o arquivo possui, incluindo vídeos, áudios e legendas (além de outras coisas). Neste caso você vai precisar selecionar a legenda que deseja extrair.

Você vai precisar tocar o arquivo em um player qualquer e verificar qual a posição da legenda (caso tenha mais de uma). Quando digo posição, estou me referindo à ordem em que ela está quando você vai trocando de legendas no controle remoto (primeira, segunda, terceira…). Depois disso, selecione a legenda na ordem em que ela estava no arquivo original.

No meu exemplo, meu arquivo de vídeo tem 5 legendas (subtitles) e a que eu desejo extrair é a primeira. Neste caso, eu preciso pegar o track 7 do meu arquivo de vídeo original.

Se você tiver na dúvida entre qual legenda extrair, simplesmente selecione todos os tracks com a palavra “subtitles”, assim o MKVExtractGUI2 irá extrair todas as legendas do seu arquivo em arquivos separados.

Legendas selecionadas

Legendas selecionadas

Feito isso, clique em “Extract” e é só aguardar, todas as legendas do arquivo estarão na mesmo pasta assim que o MKVExtractGUI2 terminar sua tarefa.

Vídeo tutorial

Caso ainda tenha dúvidas, segue abaixo um vídeo tutorial detalhando o que foi descrito acima.

Espero ter sido útil.