mkvmerge

O mkvmerge GUI é uma ferramenta simples mas poderosa para trocar o container da maioria dos formatos (MP4, M2TS…) para MKV. Ele não faz nenhuma conversão, simplesmente pega tudo o que está dentro de um formato qualquer e cria um novo arquivo MKV, incluindo de MKV para MKV.

Isso acontece porque ele não é utilizado apenas para a troca de formatos, mas para a adição ou remoção de streams dentro de um arquivo de vídeo. Por exemplo, você pode remover ou adicionar áudios, legendas e até mesmo o CODEC de vídeo pode ser trocado ou removido. Por isso essa ferramenta é tão poderosa para quem precisa manipular arquivos de vídeo.

Nesse tutorial, vamos aprender a converter a maioria dos formatos para MKV com o mkvmerge GUI. O GUI significa que vamos trabalhar em interface gráfica, já que o mkvmerge é uma ferramenta de linha de comando.

Antes de continuar a seguir este tutorial, você vai precisar baixar o MKVToolnix no seu computador. Faça o download no link abaixo:

E vamos brincar de converter vídeos.

Convertendo para MKV com o mkvmerge

Primeiramente, abra o aplicativo em “Iniciar / Programas / MKVToolnix / mkvmerge GUI”.

Tela do mkvmetge GUI

Tela do mkvmetge GUI

Para converter qualquer arquivo para MKV, simplesmente arraste o arquivo para a tela principal em “Input files” e clique em “Start muxing”.

Convertendo para MKV com mkvmerge

Convertendo para MKV com mkvmerge

É só isso, mas lembre-se que o mkvmerge não faz nenhuma conversão, simplesmente copia tudo de um formato qualquer para MKV, portanto, se seu player não suportava os CODECs que estavam no arquivo original, ele vai continuar não suportando após a conversão.

Conforme eu descrevi anteriormente, você também pode adicionar outros arquivos e mesclar tudo dentro de um único MKV, para isso você pode marcar ou desmarcar os áudios, legendas, vídeos e capítulos em “Tracks, chapters and tags”.

Vídeo tutorial

Segue abaixo um vídeo tutorial:

Espero que tenha ajudado.