bubbleupnp logo

BubbleUPnP UPnP/DLNA é um aplicativo que vai controlar todos os aparelhos eletrônicos de sua residência que suportam a tecnologia DLNA.

Ele é muito versátil, ou seja, pode conectar-se a um servidor DLNA existente, se tornar um servidor DLNA e ainda tocar áudio, vídeo e/ou imagens de um servidor DLNA em um aparelho eletrônico compatível com esta tecnologia.

Basicamente, você seleciona o “Renderer”, que é o aparelho que irá tocar seu arquivo de média (vídeo, áudio ou imagem) e também seleciona uma “Library”, que é o local onde estão os arquivos que serão tocados, estando eles no seu Smartphone ou em um servidor DLNA qualquer.

Para o “Renderer”, os aparelhos eletrônicos de sua residência deveram suportar a tecnologia, assim eles serão apresentados na lista de “Renderers” do BubbleUPnP.

Aparelhos que suportam DLNA

Aparelhos que suportam DLNA

Para a “Library”, você seleciona um servidor DLNA qualquer, ou o “Local Media Server”, que seriam os arquivos locais do seu Android.

Library

Library

Ao selecionar dispositivos externos, o seu Smartphone passará a trabalhar como um controle remoto para o servidor DLNA e o dispositivo que estiver renderizando o arquivo de média, assim você terá controles como volume, pause, stop, passar para frente ou para trás, e assim por diante.

Com o BubbleUPnP Server, vários outros recursos são ativados, como conversão de vídeos em tempo real para o Chromecast ou para acesso externo ao seu servidor DLNA. Quando digo externo, me refiro a acessar seu servidor DLNA de qualquer lugar do mundo, simplesmente configurando o seu roteador para redirecionar as portas 58050 (para HTTP) e 58051 para HTTPS para o IP do computador que é o servidor DLNA. Além disso, o BubbleUPnP Server também se integra ao seu servidor DLNA existente, como o Serviio (por exemplo), tornando sua experiência ainda mais agradável.

O BubbleUPnP junto com seu servidor, também são capazes de converter arquivos em tempo real, assim é possível tocar qualquer vídeo e áudio no seu Chromecast sem a necessidade de realizar nenhum conversão ou coisas do tipo. Você também pode fazer configurações de Bitrate, para ajustar a velocidade da sua rede e a qualidade do vídeo.

Além de tudo isso (e mais um pouco), o BubbleUPnP também suporta legendas SRT (Subrip), basta que elas estejam na mesma pasta do arquivo de vídeo e com o mesmo nome. Você pode até configurar a aparência da legenda se desejar.

Veja abaixo um vídeo de exemplo de utilização do BubbleUPnP:

Baixe e confira!