teclas de atalho para programas no Windows

Você que passa muito tempo do seu dia em um PC, que tal criar teclas de atalho para programas no Windows? Sim, seus programas mais utilizados podem abrir instantaneamente apenas pressionando algumas teclas de teclado.

Na verdade este recurso é bem simples e já existe no sistema há algum tempo, você só precisa saber onde e como configurar as teclas de atalhos nos atalhos dos seus programas mais utilizados. Além disso, você também pode adicionar novos atalhos na sua Área de trabalho ou em qualquer outro local do seu sistema simplesmente utilizando a técnica descrita neste tutorial.

Vamos ver como fazer isso de maneira bem simples e sem precisar utilizar nenhum programa adicional no seu Windows.

Criando teclas de atalho para programas no Windows

Suponhamos que você queira um atalho de um programa qualquer na área de trabalho do seu Windows, você simplesmente clica com o botão direito do mouse em qualquer área em branco da Área de trabalho, selecione “Novo”, “Atalho”.

Novo atalho na Área de Trabalho do Windows

Novo atalho na Área de Trabalho do Windows

Agora você precisa procurar pelo programa dentro das pastas do sistema. Normalmente, iremos encontrar todos os programas instalados no computador nas pastas “%programfiles%” ou “%programfiles(x86)%”.

Lembre-se que isso são variáveis de ambiente que irão apontas para o caminho real das pastas de “Arquivos de programas” do seu Windows, no meu caso:

  • %programfiles% – C:\Program Files
  • %programfiles(x86)% – C:\Program Files (x86)

No seu computador essas pastas podem estar em caminhos diferentes.

Por exemplo, suponhamos que eu queira criar um atalho para o Adobe Photoshop. No meu caso, o Photoshop está na seguinte pasta:

C:\Program Files (x86)\Adobe\Adobe Photoshop CC 2014 (32 Bit)\Photoshop.exe

Então é agora eu preciso adicionar este caminho para meu atalho:

Caminho do Photoshop

Caminho do Photoshop

Agora eu só preciso de um nome para meu novo atalho.

Nome do atalho

Nome do atalho

Atalho criado com sucesso. Porém, agora eu quero criar um tecla de atalho para abrir o Photoshop direto da área de trabalho, para isso basta clicar com o botão direito do mouse sobre o novo atalho do Photoshop criado e acessar a opção “Propriedades”.

Propriedades do atalho

Propriedades do atalho

Agora clique sobre “Tecla de atalho” e pressione as teclas desejadas. Aqui você só poderá utilizar “CTRL” + “ALT” + “Tecla desejada”. No meu caso, “CTRL” + “ALT” + “P”.

CTRL + ALT + P

CTRL + ALT + P

Pronto, agora é só pressionar as teclas de atalho adicionadas e acessar o seu programa escolhido.

Vídeo tutorial

O vídeo abaixo é um complemento do texto do artigo acima:

Espero ter ajudado.