Nenhum produto encontrado nessa seleção.
Quando você já tem conexões “R”unning dentro do RouterOS (cabos conectados ou rede wireless enlaçada) o próximo passo é definir os IPs que tais conexões terão para comunicar-se com as redes internas e externas. No RouterOS é bastante simples configurar o endereço IP e rotas estáticas para indicar qual o gateway padrão do equipamento. Nesse tutorial vou detalhar exatamente isso!
Primeiramente acesse o seu equipamento da Mikrotik e tenha certeza de ter ligado o cabo de rede ou conexão Wireless no local correto, seja no seu computador ou em outro roteador dentro da rede. Feito isso, acesse o equipamento pelo Winbox e vamos ao tutorial.
Obs: Se você nunca acessou um equipamento da Mikrotik, siga nosso tutorial “Como acessar um Mikrotik“.
Dinâmico ou estático?
Existem dois métodos para configurar um endereço IP no seu Mikrotik: dinâmico por DHCP ou estático de modo manual.
Se você optar por DHCP, tenha certeza que você tem um servidor DHCP dentro da rede, caso contrário não vai funcionar.
Dinâmico: DHCP client
Se você já tem um roteador que disponibiliza endereços IP dentro da sua rede por DHCP, o método mais simples é configurar seu Mikrotik para receber IP automaticamente por este roteador.
Para configurar um DHCP client no Mikrotik acesse “IP > DHCP Client”:
Clique no sinal de “+” para adicionar um novo DHCP client;
Escolha a interface que estiver conectada e clique em “OK”;
Feito isso, você deverá aguardar alguns segundos até que o seu Mikrotik receba o endereço IP de um servidor de DHCP server.
Nesse caso tudo foi feito dinamicamente para você, ou seja, seu Mikrotik já recebeu um endereço IP, uma rota padrão (gateway) e os servidores DNS.
IP estático, modo manual
Você também pode adicionar um endereço IP manualmente, mas nesse caso você terá que configurar o endereço IP, uma rota padrão e os servidores DNS.
Para adicionar um endereço IP manualmente no Mikrotik vá até “IP > Addresses”;
Clique no sinal de +; digite o endereço/prefixo da máscara de sub-rede; escolha a interface;
O campo “Network” será preenchido automaticamente para você, portanto, não se preocupe com ele.
Obs.: Você pode acessar o sistema que criei para fazer cálculo de máscara de sub-rede para facilitar sua vida em termos de prefixo de rede, tamanho, IPs iniciais e finais, e coisas do tipo.
Após adicionar um IP manualmente, você também precisa adicionar uma rota de saída padrão (se ainda não tiver uma, é claro). Para isso, acesse “IP > Routes” e faça o seguinte:
- Clique no sinal de + para adicionar uma nova rota;
- Em “Dst. Address” adicione 0.0.0.0/0 (todas as redes);
- Em “Gateway” adicione o endereço IP do gateway da sua rede;
- Clique em “OK”.
Nesse caso você já deverá ter acesso a outras redes, porém ainda não estará resolvendo nomes. Para resolver isso, acesse “IP > DNS” e adicione quantos endereços DNS precisar.
Feito isso, você já deverá ter acesso à Internet (caso sua rede tenha Internet). Para testar, você pode abrir um “New terminal” e tentar enviar um “ping” para qualquer site.
Pronto, agora você configurou tudo manualmente.
Vídeo tutorial
Ainda com dúvidas? O vídeo tutorial abaixo poderá ajudar:
Simples assim!