Menu iniciar clássico no Windows 8.1

Como não é novidade para ninguém, parece que a tela inicial do Windows 8 não caiu no gosto dos usuários de PCs e notebooks, a nova Interface do sistema da Microsoft dificultou a vida de quem trabalha com teclado e mouse. Nesse tutorial vou detalhar uma maneira extremamente simples para voltar o Menu iniciar clássico no Windows 8.1 e 8

Seu Windows 8 irá ficar muito parecido com o Windows 7, ou seja, iniciando pela área de trabalho e com um menu iniciar como mostro na imagem abaixo:

Menu iniciar clássico no Windows 8.1

Menu iniciar clássico no Windows 8.1

Trata-se de um programa gratuito chamado “Classic Shell”, o qual você pode baixar no link abaixo:

Ele permite que você personalize várias partes do seu menu iniciar sem afetar nenhuma parte original do seu Windows 8. Isso significa que se você não gostar, simplesmente desinstale o programa e seu menu iniciar voltará para o estado original.

Instalar o Classic Shell não é nada complicado, veja nas imagens abaixo:

Simplesmente baixe o Classic Shell;

Clique em Download

Clique em Download

Em seguida execute o instalador e vá avançando até chegar ao final;

No primeiro acesso ao menu iniciar, você verá algumas opções onde poderá configurar muitas partes do funcionamento do seu novo menu iniciar, porém, se você quiser simplesmente deixar tudo como padrão, clique em “OK” e pronto.

Tela inicial do Classic Shell

Tela inicial do Classic Shell

Feito isso, seu menu iniciar deverá estar parecido com o que mostro na imagem abaixo:

Menu iniciar clássico no Windows 8.1

Menu iniciar clássico no Windows 8.1

Você ainda poderá executar o novo menu iniciar apenas clicando em “Start Screen”, mas de agora em diante seu Desktop ficará bem mais parecido com o Windows 7.

Você também pode alterar o ícone do menu iniciar e modificar o comportamento de várias outras funções se preferir, além disso, você também poderá salvar todas as suas alterações em um arquivo XML caso tenha a necessidade de restaurar as configurações posteriormente.

Vídeo

Abaixo um vídeo de exemplo de funcionamento do Classic Shell;

Simples assim!