Windows 10 Logo

Para quem estava acostumado com o msconfig no Windows 7, remover programas da inicialização do Windows 10, 8.1 e 8 ficou um pouco diferente. Agora você pode fazer isso pelo gerenciador de tarefas, de maneira mais simples ainda.

Nesse tutorial básico vou explicar como remover programas da inicialização no Windows 10, 8.1 e 8 utilizando o novo sistema.

Acessando o gerenciador de tarefas

Existem várias maneiras para você acessar o gerenciador de tarefas, como digitar taskmgr na caixa “Executar” ou no prompt de comandos, ou clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolher gerenciador de tarefas. Porém, a mais simples delas é utilizando as teclas de atalho “CTRL” + “SHIT” + “ESC” simultaneamente.

O primeiro passo para remover programas da inicialização é acessando o Gerenciador de tarefas, portanto, acesso o mesmo e clique na aba “Inicializar”.

Gerenciador de tarefas do Windows 8.1

Gerenciador de tarefas do Windows 8.1

Removendo programas da inicialização

Programas que iniciam com o Windows podem consumir tempo de inicialização do sistema, além de recursos do computador, como memória, processamento, rede e disco. É importante que você saiba realmente o que é necessário inicializar com o sistema e o que não faz sentido, já que você pode acessar o programa a qualquer momento.

Por este motivo, lembre-se que os programas que não iniciarem com o Windows, não vão funcionar em quanto você não os acessar manualmente.

Para remover qualquer programa da inicialização, simplesmente clique sobre o mesmo no Gerenciador de tarefas e pressione o botão “Desabilitar”.

Removendo o Google Drive da inicialização

Removendo o Google Drive da inicialização

Você poderá visualizar a coluna “Status” para saber qual programa atualmente inicia com o seu Windows. Normalmente esses programas ficam na bandeja do sistema (perto do relógio) e, se eles iniciam com o Windows, provavelmente estão fazendo algo em background para você. No caso do Google Drive (imagem acima), provavelmente ele estará fazendo a sincronização de pastas no momento que você faz algum alteração.

Vídeo tutorial

O vídeo tutorial abaixo é um complemento do tópico descrito acima.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1xiRMKq-J_4

Simples assim!