Como criar um servidor FTP no Windows (Filezilla Server)

Se você deseja criar um servidor FTP no Windows que seja de fácil configuração, robusto e com milhares de opções para usuários e conexões, o Filezilla Server poderá atender suas necessidades com sucesso.

Na minha opinião, ele é um dos melhores servidores FTP prontos para uso. Qualquer pessoal com o mínimo de conhecimento sobre computadores, não terá nenhuma dificuldade ao configurar o Filezilla Server.

No vídeo tutorial ao final desse artigo, você vai aprender a configurar o Filezilla Server para uma rede local e para acesso externo. Isso significa que mesmo que você tenha um roteador fazendo NAT (Network Address Translation) na sua rede, será possível redirecionar algumas portas para o IP interno do servidor fazendo com que ele funcione de qualquer lugar do mundo. Claro que para isso funcionar, seu roteador deverá contar com um IP válido na Internet. Você poderá requisitar isso do seu provedor de Internet caso tenha necessidade.

Como vamos utilizar o Filezilla Server, é necessário que você faça o download de seu instalador no site abaixo:

Não se preocupe com a instalação neste momento, pois vou falar sobre isso no vídeo tutorial. Quando ao redirecionamento de portas no seu roteador, será necessário consultar o manual do mesmo para conseguir atingir este objetivo. A maioria dos roteadores do mercado trazem essa opção consigo, portanto, creio que este não será um empecilho  para que você possa concluir a instalação e configuração do seu Filezilla Server.

Se mais delongas, vamos ao vídeo tutorial para aprendermos um pouco mais sobre seu novo servidor FTP no Windows.

Vídeo tutorial: Servidor FTP no Windows

Link do vídeo: http://youtu.be/lYtOnHNsio4

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não se esqueça de postar nos comentários para que possamos lhe ajudar a resolve-la.

Se tiver uma sugestão para novos vídeos, também não hesite em deixá-la nos comentários, será um prazer atender suas necessidades. Até a próxima.