Windows 10 Logo

A caixa de pesquisa do Windows 10 é uma das primeiras coisas que você percebe quando o sistema operacional da o boot. Ela fica ao lado do novo (velho) menu iniciar e ocupa um espaço bastante avantajado na barra de tarefas do sistema.

E não é por menos, é ali que você vai interagir com a famosa assistente do Windows 10, a Cortana, que vai permitir que você fale com seu computador, literalmente. Porém, a Cortana ainda não funciona pra nós aqui do Brasil, e ainda deve levar um tempo para que ela chegue por aqui falando o nosso bom e velho Português do Brasil, portanto, por que motivo eu iria querer deixar uma caixa de pesquisas que ocupa espaço de mais ou menos seis atalhos que eu poderia ter para programas que são realmente úteis pra mim?

Caixa de pesquisas do Windows 10

Caixa de pesquisas do Windows 10

A parte legal é que é claro que a Microsoft pensou nas pessoas que não gostaram do layout da caixa de pesquisa e querem modificar a aparência da sua barra de tarefas.

Você pode alterar a caixa de pesquisa de três maneiras diferentes:

  • Desaparecer com ela da barra de tarefas completamente;
  • Mostrar apenas um ícone de pesquisa (uma lupa);
  • Ou, se você gostou, deixar aquela caixa de pesquisas gigante na barra de tarefas.

Para alterar isso, simplesmente clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área vazia da barra de tarefas do Windows 10, passe o mouse sobre a opção “Pesquisar” e escolha entre uma das três opções:

  • Desabilitado;
  • Mostrar ícone de pesquisa;
  • Mostrar caixa de pesquisa

Conforme mostro na imagem abaixo.

Opções para a caixa de pesquisas do Windows 10

Opções para a caixa de pesquisas do Windows 10

Aí é com você, escolha a opção que mais lhe agradar.

No meu caso, gostei do modo como a lupa é apresentada como se fosse um ícone de um programa qualquer que eu tivesse adicionado na barra de tarefas.

Apenas um ícone ficou bem legal

Apenas um ícone ficou bem legal

Note que mesmo desativando a caixa de pesquisas do Windows 10 utilizando a opção indicada acima, ela continuará funcionando dentro do menu iniciar normalmente. Apenas abra o menu iniciar e comece a digitar.

Vídeo

Abaixo assista a um vídeo tutorial detalhando como ocultar a caixa de pesquisa do Windows 10:

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hafwOAtca3s

Espero ter ajudado!