Gerenciar usuários por linha de comando no Windows

Gerenciar usuários por linha de comando no Windows é muito mais simples do que por interface gráfica. Com apenas uma ou duas linhas de comando, você criar um usuário, adiciona senha, nome completo e descrição, e ainda adiciona ou remove tal usuário de grupos, como o grupo de administradores do sistema, ou outros que você tenha configurado anteriormente.

O comando para criar, editar ou remover usuários no Windows é o net user. Com ele você pode facilmente criar novos usuários utilizando a opção “add”, remover com a opção “delete”, além de ter a possibilidade de editar contas de usuários locais do sistema.

Este comando só deve ser utilizado com contas locais, ou seja, contas online da Microsoft ainda deverão ser gerenciadas pelo próprio site da Microsoft. Em um vídeo que criei há algum tempo, expliquei como é simples editar contas online pelo site da Microsoft, também expliquei como “quebrar” a senha de usuários locais do Windows 7, 8 e 8.1. Veja abaixo:

Por outro lado, se você criar contas locais e quiser que os usuários criados tenham privilégios administrativos, terá que adicionar o usuário criado no grupo de administradores do sistema. Para fazer isso vamos utilizar o comando net localgroup, que também é bem simples para ser utilizado. Com ele você pode adicionar e remover usuários de quaisquer grupos que desejar (além de milhares de outras coisas úteis).

Tudo o que está descrito neste tutorial também está documentado no site da Microsoft, mas vou lhe salvar alguma leitura e ir direto ao que precisamos. Criar, editar e apagar usuários, e adicionar e remover usuários do grupo de administradores.

Como gerenciar usuários por linha de comando no Windows

Como vamos trabalhar com contas de usuário por linha de comando, será necessário acessar o “Prompt de comando” com privilégios administrativos, para isso basta clicar no menu iniciar, digitar “cmd” sem aspas no campo de busca, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do “cmd” e escolher a opção “Executar como administrador“.

Executar o prompt de comando como administrador

Executar o prompt de comando como administrador

Com a janela do prompt de comando com privilégios administrativos aberta, você poderá digitar qualquer um dos comandos que mencionarei abaixo.

Para criar usuários locais com net user, digite:

net user nome_usuario senha /add

Substitua nome_usuario e senha pelos dados desejados. Você também pode ir além e digitar o nome completo e a descrição do usuário com:

net user nome_usuario senha /add /fullname:"Nome Completo" /comment:"Descrição do usuário"

E pronto! Usuário criado com sucesso.

Caso queira alterar a senha de um usuário local, simplesmente digite:

net user nome_usuario nova_senha

Ou se quiser editar o nome completo ou a descrição, digite:

net user nome_usuario /fullname:"Novo nome Completo" /comment:"Nova descrição do usuário"

Utilizando este método, você vai criar usuários “Padrão”, ou seja, sem privilégios administrativos. Para dar privilégios de administrador para determinado usuário, simplesmente digite:

net localgroup administradores nome_usuario /add

Caso tenha pensado melhor e acha que o usuário não merece ser um administrador, digite:

net localgroup administradores nome_usuario /delete

Tudo simples conforme descrito acima.

Vídeo tutorial

O vídeo tutorial abaixo detalha o que foi descrito acima, porém com um pouco mais de detalhes:

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yOLxlA08Sk4

Caso queira saber mais sobre net user e net localgroup, acesse os links abaixo:

Até a próxima!