Windows 10 grátis para todos?

A última semana foi bastante conturbada para Gabe Aul da Microsoft, que teve a infelicidade de publicar informações que geraram muitos desentendimentos no blog do Windows. Em seu artigo, ele dava a entender que qualquer um, mesmo sem nenhuma cópia original, ou falsa, do Windows, poderia instalar o Windows 10 Insider Preview e receber a versão final do sistema como atualização gratuita em 29 de Julho, data na qual a versão final do Windows 10 será liberada.

Em partes tudo o que ele descreveu é verdade, quem estiver no programa Windows Insider realmente poderá ter uma cópia original do Windows 10 grátis, porém, existem alguns fatos importantes que você precisa entender antes de sair formatando seu computador para ganhar a “injeção na testa”.

Primeiramente, se você estiver no programa Windows Insider, terá que ser uma cobaia da Microsoft para receber atualizações de testes antes de qualquer outra pessoa que tenha um Windows 10 genuíno. Seu Windows 10 receberá atualizações constantes e, caso aconteça uma falha na programação em qualquer parte do sistema pelos seus desenvolvedores, quem vai testar e dizer para a Microsoft o que “deu gato” é você. Neste caso a empresa não estará lhe dando o Windows 10 de mãos beijadas, você será o responsável por testar o que eles quiserem que você teste antes de liberarem a atualização para o público final.

Por outro lado, quem tem uma cópia genuína do Windows 7 e Windows 8.1, mesmo aquelas que já vêm instaladas no PC ou Notebook, receberão a versão final do Windows 10 gratuitamente no dia 29/07/2015. Detalhe, Windows 7 com Service Pack 1 e Windows 8.1.

O Windows 10 é grátis ou não?

Em resumo: Sim! Mas…

Para os que têm uma cópia genuína do Windows 7 (com SP1) e Windows 8.1, é possível receber a versão final do Windows 10 grátis de qualquer maneira. Isso é um fato!

Se você já atualizou para o Windows 10 Insider Preview no seu computador que tinha o Windows 7 ou Windows 8.1 original e, quando a versão final do Windows 10 sair no dia 29 de Julho, desejar sair do programa para receber a versão final do sistema, poderá fazer isso e ter ainda assim ter uma cópia genuína do Windows 10.

Se você formatou o seu computador que tinha uma versão original do Windows 7 ou Windows 8.1, você também será considerado um “insider” para a Microsoft e deverá receber as atualizações de testes do sistema, pois não há como eles saberem que seu sistema antigo era original. Para voltar atrás e atualizar para o Windows 10 final e manter a chave genuína do seu sistema, deverá formatar novamente seu computador com o seu sistema antigo (original) e continuar atualizando até receber o Windows 10 final. Assim seu Windows 10 continuará sendo genuíno conforme o seu Windows antigo era.

Se você quiser continuar com o Windows 10 Insider Preview sendo uma cobaia da Microsoft, apenas continue atualizando a sua versão Preview do sistema. Ela é e continuará sendo genuína e receberá atualizações antes de qualquer outra versão do Windows 10, com ou sem bugs. Detalhe, você deverá estar com a build 10130 (ou superior) e participar do programa Windows Insider.

Se o seu Windows faz parte do time dos piratas (cópia não genuína) você poderá fazer a atualização, porém a Microsoft irá saber que seu Windows é falso e pedirá educadamente para você voltar para seu sistema anterior (o piratão) ou comprar uma licença do Windows 10 genuína; se você não comprar a licença nem voltar para o seu Windows anterior, seu sistema irá expirar e sabe-se lá o que poderá acontecer…

O preço da licença será de $119 dólares (R$ 367,47 hoje), para a versão Home e $199 dólares (R$ 614,51 hoje) para a versão Pro. Claro que valores podem mudar após a escrita desse texto.

Eu, como adoro coisas gratuitas, vou continuar com o programa Insider e correr o risco de receber atualizações cheias de bugs. De qualquer maneira, você só vai saber se me arrependi de ter feito isso (ou não) se continuar lendo os artigos do TEO.

Detalhes em vídeo

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=–idcOy4GG0

Espero que tenha entendido e até a próxima!