Conexões de ponte no Windows 10

Se você trabalha com redes, provavelmente já deve ter ouvido falar no termo “ponte” ou “bridge”. Basicamente, neste modelo não temos nenhum roteamento em si, uma bridge pode conter várias interfaces de rede que se ligam entre elas via software ou hardware.

Por exemplo, suponhamos que seu roteador tenha várias conexões de rede e você queira fazer com que duas interfaces distribuam um DHCP Server sem ter que se preocupar com qual das duas você conecta o cabo. Simples, você pode configurar uma bridge, adicionar as duas interfaces e distribuir o servidor DHCP na bridge. Neste caso, a bridge se encarregaria de “juntar” as duas Interfaces como se elas fossem uma, com isso, tudo o que for aplicado naquela bridge será distribuído nas duas interfaces.

O conceito de bridge vai muito além do que descrevi acima, porém, da pra você ter uma ideia sobre o assunto.

O Windows (desde o XP) tem uma função nativa que permite que você faça uma bridge entre quantas placas de rede você tiver em seu computador, sejam elas via cabo ou wi-fi. Neste caso, tudo o que for recebido por uma das Interfaces será transmitido para a outra automaticamente.

Hoje você vai aprender como é muito simples configurar conexões de ponte no Windows 10, ou uma bridge entre quantas Interfaces de rede você preferir. Mas lembre-se, para continuar é necessário que você tenha pelo menos duas conexões de rede.

Para testar, será necessário que as duas conexões de rede estejam conectadas em locais que não se encontram fisicamente, por exemplo, seu computador ligado em outro computador com um cabo de rede, porém recebendo Internet por uma segunda placa de rede. Ou conforme você preferir.

Então veja como é simples!

Conexões de ponte no Windows 10

Pressione simultaneamente as teclas “Windows” + “R” do seu teclado e digite “ncpa.cpl” (sem aspas). Pressione “Enter” no seu teclado.

ncpa.cpl

ncpa.cpl

Dentro da janela que se abriu, escolha as conexões desejadas e as selecione segurando a tecla “CTRL” do teclado.

Duas placas de rede selecionadas

Duas placas de rede selecionadas

Agora clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção “Conexões de ponte”.

Conexões de ponte no Windows 10

Conexões de ponte no Windows 10

Uma nova conexão que representará as duas Interfaces será criada, portanto, configurações de IP e coisas do tipo deverão ser realizadas na nova conexão que foi criada.

Nova conexão de ponte do Windows 10

Nova conexão de ponte do Windows 10

Com isso, agora tudo o que for enviado para a conexão de rede 1, será distribuído na conexão de rede 2, e vice-versa, tudo o que for recebido na conexão de rede 2, também será distribuído na conexão de rede 1.

Pense como se elas agora fossem apenas uma conexão de rede, compartilhando todos os recursos uma da outra. Com isso, devemos tomar cuidado com servidores DHCP, por exemplo. No caso do exemplo acima, estou criando uma ponte entre uma conexão de rede do virtualbox com uma conexão de rede real do meu computador, e o virtualbox tem um servidor DHCP interno que já estava configurado por padrão. Adivinha o que aconteceu? No momento que realizei a configuração da bridge, o servidor DHCP do virtualbox tomou conta da minha rede e passou a distribuir endereços IP para todos os dispositivos da minha casa. A Internet parou de funcionar.

Se este for seu caso, para desativar o servidor DHCP do virtualbox, acesse suas preferências, vá até “rede” e configure a placa exclusiva do hospedeiro. Além disso, lembre-se de aceitar o modo promiscuo, e trocar a interface de rede do hospedeiro para uma conexão exclusiva. Assim sua máquina virtual passará a fazer parte da sua rede.

Obs.: O virtualbox já tem uma função de modo bridge, porém, isso ainda não está funcionando no Windows 10 Build 10162, VirtualBox na versão 4.3.28 r100309. Você pode utilizar este recurso para utilizar o modo bridge por enquanto. Esperamos que o problema seja resolvido logo.

Tutorial em vídeo

O vídeo abaixo mostra o que foi descrito no texto acima de um modo detalhado e de fácil entendimento:

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KAbZqESWdus

Espero que tenha gostado.