Mikrotik

Atualizar aparelhos Mikrotik – Veja como

Atualizar aparelhos Mikrotik não é nem um pouco complicado, você só precisa saber qual o tipo de hardware está tentando atualizar para baixar a versão correta do RouterOS.

A atualização pode ser feita utilizando o Windows ou o Linux (wine), mas vai variar dependendo do sistema operacional. No Linux podemos fazer isso por meio de conexões SFTP ou FTP para acessar os arquivos dentro da raiz do RouterOS, já no Windows, você pode acessar o Winbox na opção “Files”, já que é possível arrastar e soltar arquivos dentro dessa opção, seja de dentro pra fora ou de fora pra dentro do sistema quando você quiser baixar os backups realizados.

Devemos fazer o processo em duas etapas: atualização do RouterOS em si e a atualização do firmware do hardware que você estiver utilizando.

Neste tutorial vou fazer todo o procedimento de maneira rápida e dinâmica.

Atualização automática

Na opção “Quick set” do Winbox existe uma opção chamada “Check for updates”. Tal opção irá verificar se existem atualizações e lhe dará opções de “Download” ou “Download & upgrade”. A última opção descrita fará todo o processo para você.

O restante desse tutorial descreverá como fazer o processo manualmente.

Qual hardware Mikrotik estou utilizando?

A primeira coisa a fazer para atualizar aparelhos Mikrotik manualmente é descobrir qual o hardware do equipamento que você está tentando atualizar. A maneira mais simples para fazer isso é acessando o equipamento via Winbox.

Quando você fizer o acesso no equipamento, verifique que na barra de títulos (topo da janela), você terá o seguinte:

Descrição da barra de título do Winbox

Descrição da barra de título do Winbox

Duas partes importantes para a atualização do seu Mikrotik são:

  • A versão do RouterOS
  • Tipo do hardware

A versão do RouterOS deve ser verificada para que você saiba para qual versão deverá atualizar. Caso você tenha uma versão muito antiga, uma boa prática seria atualizar para a última versão daquela linha e ir atualizando até chegar à versão final.

Por exemplo, se o equipamento estiver na versão “5.07” você pode optar por atualizar primeiro para a “5.26” (última versão da linha 5.XX) e depois proceder para a próxima linha que seria a 6.XX.

Observação: Normalmente eu atualizo direto para a versão final, mas podem ocorrer erros de configuração caso você tenha configurações mais avançadas. Nada que não possa ser corrigido posteriormente reconfigurando o que ficou incorreto.

O tipo do hardware é importante para que você saiba qual o RouterOS será necessário baixar. Vamos ver isso no próximo passo.

Download do RouterOS

Para baixar o RouterOS, você só precisa acessar o link abaixo:

Ao acessar o link acima, você verá várias versões do RouterOS, uma para cada tipo de hardware. No meu caso, estou com um equipamento “mipsbe”, portanto, basta clicar sobre esta opção para expandir mais opções.

Dentro das opções, clique sobre “Main package” para baixar o RouterOS como um todo.

Baixando o RouterOS

Baixando o RouterOS

É mais simples que você faça da maneira descrita acima, pois tudo virá em um único arquivo.

Atualizar aparelhos Mikrotik

Depois que você passou por todo o processo acima, chegou a hora de atualizar. Para isso vamos fazer processos diferentes se você estiver no Windows ou no Linux.

No Windows

1 – Acesse o aparelho pelo Winbox e clique sobre a opção “Files”.

2 – Arraste o arquivo para dentro da janela aberta. Perceba que o arquivo baixado deverá ser enviado para a raiz de arquivos e não dentro de uma pasta qualquer.

RouterOS completamente enviado para a raiz de "Files" do Mikrotik

RouterOS completamente enviado para a raiz de “Files” do Mikrotik

3 – Após enviar completamente o arquivo para dentro de “Files” do seu Mikrotik, aguarde alguns segundos e clique em “System” – “Reboot”.

Reiniciando o Mikrotik

Reiniciando o Mikrotik

4 – Após a reinicialização, seu equipamento irá instalar a nova versão do RouterOS automaticamente. Para confirmar, acesse novamente o equipamento via Winbox e veja se a versão foi modificada no topo da janela.

RouterOS atualizado.

RouterOS atualizado.

O processo de atualização do RouterOS termina aqui, porém ainda falta verificar se o firmware do hardware foi atualizado também. Antes disso, vamos ver como fazer este mesmo processo utilizando o Linux.

No Linux

A diferença entre Windows e Linux é que você não consegue enviar arquivos pelo Winbox, por isso, devemos utilizar outro programa para fazer acesso via FTP ou SFTP.

Normalmente eu sempre utilizo SFTP, já que sempre acesso meus equipamentos via SSH também, mas fica a seu critério.

Para verificar quais as portas e serviços estão ativos no seu Mikrotik, acesse “IP” – “Services”.

Dentro dessa opção, você verá o nome do serviço e a porta que o mesmo utiliza.

Serviços do Mikrotik

Serviços do Mikrotik

Você pode ativar FTP se preferir utilizar este serviço, porém, eu só preciso que o SSH esteja ativo.

Depois de verificar os serviços e portas, baixe um programa chamado “Filezilla” e instale na sua distro. Feito isso, abra o Filezilla e digite o seguinte:

Acessando via SFTP (SSH)

Acessando via SFTP (SSH)

Clique para conectar-se e ao fazer o acesso, envie o arquivo de atualização para a raiz de arquivos do RouterOS.

Arquivo enviado via SFTP

Arquivo enviado via SFTP

Pronto, agora que o arquivo foi enviado com sucesso, volte para o passo 3 descrito para Windows anteriormente e continue seguindo o processo.

Atualizando o firmware do Mikrotik

Após a atualização do RouterOS, será necessário verificar se o firmware do hardware está atualizado, para isso, acesse a opção “System” – “Routerboard”.

Versões do firmware atual e do firmware da atualização

Versões do firmware atual e do firmware da atualização

Perceba que o Mikrotik exibe duas versões de firmware “Current Firmware” e “Upgrade Firmware”. As duas versões deve ser iguais.

Caso “Current Firmware” esteja menor que “Upgrade firmware”, clique no botão “Upgrade”, aguarde alguns segundos e reinicie novamente seu Mikrotik.

Volte novamente em “System” – “Routerboard” e verifique se o firmware foi atualizado (as duas versões com números iguais).

Vídeo tutorial

O vídeo tutorial abaixo descreve o que foi escrito acima e mais um pouco.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Zwj1-YSjhHA

Concluindo

Lembre-se que este é um processo delicado e pode gerar problemas no equipamento caso ocorra algum contratempo na hora da atualização. Siga os passos conforme foi descrito anteriormente e, caso tenha dúvidas, deixe nos comentários.

Não nos responsabilizamos pro problemas no equipamento caso siga este tutorial, faça por sua conta e risco.

Contate o fabricante para maiores esclarecimentos.

Até o próximo!



 

Comentários