Nenhum produto encontrado nessa seleção.
Instalar o RouterOS no Virtualbox para realizar seus estudos sem a necessidade de ter um Mikrotik é algo bastante simples, melhor que isso, é grátis! Claro que o RouterOS nem o Mikrotik são gratuitos, porém, você pode utilizar qualquer versão do RouterOS por 24 horas sem ter a necessidade de comprar uma licença do mesmo.
Você pode simular praticamente qualquer coisa utilizando o Virtualbox, como roteamento estático, OSPF, BGP e assim por diante, ou seja, é possível combinar vários roteadores com o Mikrotik RouterOS (várias VMs – Máquinas virtuais) para criar uma ou várias redes do tamanho e com a configuração que você quiser.
Neste tutorial você explicar como instalar duas VMs apenas com o RouterOS, porém, você poderá seguir o mesmo padrão para criar todas as VMs da sua rede. Também vamos configurar duas placas de rede ethernet nas VMs, uma para acesso e outra sendo “Rede Interna”, onde uma VM poderá conversar com a outra.
Antes de continuar, saiba o que é necessário:
Downloads necessários
Você precisará baixar e instalar o Virtualbox da Oracle, é grátis e você pode baixá-lo no link abaixo:
Também é necessário baixar a ISO x86 da última versão do Mikrotik RouterOS, faça isso no link abaixo:
Observação: Escolha a opção “x86”, clique sobre o menu “CD Image”.
Você vai ver como utilizar a ISO baixada nos próximos passos.
Como Instalar o RouterOS no Virtualbox
Depois de instalar o Virtualbox e ter a ISO x86 do Mikrotik RouterOS em mãos, simplesmente siga os passos abaixo:
1 – Com o Virtualbox aberto, clique em “Novo”; Preencha os dados conforme indico nas imagens abaixo:
2 – Depois deste passo, sua máquina estará criada, agora vem a nossa configuração. Selecione sua máquina virtual e clique em “Configuraçẽs”;
3 – Clique na aba “Armazenamento”, selecione o disco de CD/DVD vazio. No canto direito, em “Atributos”, você vai ver uma opção “IDE Secundário Master”. Clique no disco ao lado e selecione a opção “Choose virtual optical disk file”, conforme a imagem abaixo:
Perceba que onde estava “Vazio”, agora vai aparecer a ISO do Mikrotik RouterOS que você baixou:
4 – Agora clique em “Rede” e modifique o primeiro adaptador para “Placa em modo bridge”. Lembre-se de escolher a placa de rede do seu computador que está conectada à sua rede local, assim o RouterOS irá ficar dentro da sua rede.
5 – Clique no segundo adaptador, habilite o mesmo e modifique a opção para “Rede Interna”; Em “Avançado”, também modifique o modo promíscuo para “Permitir tudo”;
6 – Pronto, clique em “OK”; selecione a sua VM e agora vamos instalar o Mikrotik RouterOS, para isso, clique em “Iniciar”;
7 – Quanto estiver na tela preta da imagem acima, pressione “a”, “i”, “n” e “y” para instalar tudo.
8 – Quando pedir para reiniciar, simplesmente feche a máquina virtual.
9 – Selecione novamente sua máquina virtual e clique em “Configuração”; acesse a aba “Armazenamento” e remova a imagem que você adicionou anteriormente, não precisamos mais dela;
10 – Clique em “OK” e agora inicie a máquina virtual pra valer; Depois de iniciada, acesse o seu Winbox e faça o acesso ao Mikrotik normalmente, conforme descrevemos em nosso tutorial Como acessar um Mikrotik.
11 – Acesse a opção “System” – “Identity” e modifique o nome de “Mikrotik” para “ros1”;
Pronto, agora para criar a segunda VM, repita todos os passos descritos acima, porém, modifiquei o nome “ros1” para “ros2”.
Pronto, agora temos duas VMs com o Mikrotik RouterOS. Você poderá utilizar a “Ether2” de ambas as VMs para configurar qualquer coisa que desejar entre as duas máquinas. Lembre-se que você pode adicionar quantas máquinas virtuais quiser, além disso, poderá configurar mais de uma placa de rede interna (até quatro) para criar rotas diferentes entre tais VMs.
Vídeo tutorial
O vídeo tutorial abaixo deverá ajudar-lhe caso não tenha entendido algum passo do processo descrito anteriormente.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=l3jee8dWukQ
Até o próximo!