Descubra se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit Capa

Descubra se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit

Saber se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit pode parecer algo extremamente simples para quem já é avançado no sistema, porém, pode ser algo complexo para pessoas que não costumam verificar esse tipo de informação. Além de ser importante saber informações básicas sobre o sistema que você executa em seu computador, isso também poderá determinar qual software escolher quando for instalar algo que tenha ambas as opções.

Existem diversas maneiras para saber se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit, tanto por linha de comando quanto por interface gráfica, no entanto, vamos falar apenas algumas voltadas para o shell, já que a maioria dos servidores não conta com interface gráfica.

Como saber se meu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit

Se você estiver usando um computador com Interface gráfica, abra o terminal e digite o seguinte:

Você várias informações, por exemplo:

As informações acimas são indicadas na seguinte ordem:

Via: GNU Coreutils

A única parte importante para que você saiba se seu Linux é de 32-Bit ou 64-Bit é a “machine”, que no meu caso mostra “x86_64”, ou seja: 64-Bit. Caso você tenha visto algo como i686 ou i386, seu sistema é de 32-bit.

Se você pretende ver apenas a informação “machine” ao utilizar o comando “uname”, você pode simplificar a saída do mesmo digitando apenas o seguinte:

A saída será apenas o seguinte:

x86_64 para 64-Bit ou i686 / i386 para 32-Bit

x86_64 para 64-Bit ou i686 / i386 para 32-Bit

Assim fica mais fácil para que você possa checar a informação.

Conforme descrevi, você também pode verificar essa informação direto pela interface gráfica, para isso acesse as “Configurações do sistema” / “Informações do sistema”.

Debian x86_64

Debian x86_64

É só isso… Espero que tenha sido útil.

Obs: Sempre que faço algum vídeo para nosso canal do Youtube, alguém questiona qual sistema estou utilizando. Agora você já sabe rsrs!



 

Comentários