Como adicionar e remover rotas no Windows Cover

Route: Como adicionar e remover rotas no Windows

Adicionar e remover rotas no Windows é relativamente simples quando utilizamos o comando route. Neste tutorial você aprenderá a adicionar/remover rotas estáticas, além de verificar todas as rotas utilizadas pelo servidor.

Em um ambiente comum, seu computador conta com uma porta de entrada e saída de rede, que pode ser com fios ou sem fios. Nesse caso, todos os pacotes de rede serão enviados para um gateway (normalmente seu roteador), o qual fará todo o processo de roteamento dos dados. O roteamento consiste em garantir que os pacotes da sua rede interna seja distribuídos de forma interna e os pacotes que vão e voltam da Internet tenham os destinos corretos.

Porém, em algum momento você pode precisar montar uma topologia de rede um pouco mais complexa, ou criar um ambiente de testes, ou até mesmo ter mais de uma placa de rede no seu computador e distribuir os pacotes para diferentes destinos. Isso pode ser atingido de forma simples com o comando “route”.

Como adicionar e remover rotas no Windows

Veja a sintaxe do comando:

Suponhamos que eu queira que a rede 192.168.120.0/30 saia pela placa de rede que tenha o IP 192.168.0.2, tendo como gateway o roteador 192.168.0.1. Então o comando ficaria assim:

Observação: Para utilizar o comando “route” você precisa acessar o prompt de comando com privilégios administrativos.

Ao pressionar “Enter”, você não terá muitos detalhes sobre o que ocorreu. Um simples “OK!” será jogado na tela do prompt de comando, o que me leva ao próximo tópico deste artigo.

Adicionando uma rota com o comando route no Windows 10

Adicionando uma rota com o comando route no Windows 10

Route Print

Para visualizar as rotas que já existem no seu computador, até mesmo as adicionadas com o comando “route add” descrito anteriormente, digite:

Você verá o seguinte:

Saída do comando route print

Saída do comando route print

Perceba que onde marquei com um quadrado vermelho, são mostradas todas as rotas ativas no seu computador. Além disso, indiquei com uma seta a rota que adicionamos no tópico anterior.

Route DELETE

Caso queira remover a rota adicionada, simplesmente digite:

Por exemplo, vamos remover a rota que adicionamos anteriormente:

Pronto!

Perdendo as rotas ao reiniciar?

Quando você reiniciar o computador, todas as rotas adicionadas manualmente serão automaticamente apagadas. Para que isso não ocorra, utilize a flag “-p” junto com o comando “route”, veja:

Agora as rotas se manterão mesmo após a reinicialização do sistema.

Até o próximo!



 

Comentários